Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Tratamento humanizado aos usuários de álcool e drogas

Por Elaine Mesoli
DNT Secom/PMA

Mais do que um problema social, o uso de drogas é um problema de saúde. E assistir à saúde de todos os cidadãos aracajuanos é uma das prioridades da administração municipal. Por isso, desde 2003, a Prefeitura de Aracaju mantém o Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Caps AD) Primavera, que realiza um trabalho de assistência psicossocial aos usuários desse tipo de substâncias e às suas famílias.

Foto: André Moreira

Atualmente, o Caps AD Primavera possui cerca de 20 funcionários entre psicólogos, psiquiatras, médicos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e oficineiros, para atender aos mais de 100 pacientes. O atendimento aos pacientes é realizado de segunda a sexta-feira e o tratamento é bastante humanizado, com integração total do paciente nas atividades sociais e nos trabalhos do Centro e acompanhamento integral. Também já existem projetos de integração com outras secretarias municipais envolvidas no combate às drogas.

Oficinas

Para que os pacientes do Caps AD tenham sempre a mente ocupada, são realizadas atividades de integração e socialização, como palestras e oficinas terapêuticas de música, teatro, jogos cooperativos, oficinas profissionalizantes de serigrafia e artesanato hippie que ajudam a inserir o paciente no mercado de trabalho. A oficina de música, por exemplo, foi iniciativa de uma trabalhadora do local que queria compartilhar sua habilidade. A renda obtida é revertida para a compra de mais materiais para as oficinas.

Foto: Nucom/SMS

Portas abertas

O Centro está aberto para qualquer dependente químico, seja encaminhado pela Justiça, levado pela família ou voluntariamente. Segundo o coordenador do Caps AD Primavera, André Calazans, assim que o paciente chega ao Centro, os profissionais identificam seu nível de dependência e o tipo de tratamento necessário. "Como todos os outros Caps, o serviço funciona no esquema `portas abertas´. Qualquer cidadão é acolhido com a mesma atenção e cuidado pela nossa equipe", garante o coordenador, lembrando que, frequentemente, são realizadas reuniões familiares para aproximar a família do tratamento.

Foto: Nucom/SMS

* O Caps Ad Primavera fica localizado na rua Guarapari, bairro Atalaia. Informações: (79) 3179-1050.

Nenhum comentário:

Postar um comentário