Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prefeitura e Pré-Caju: Parceria que dá certo

Sem dúvidas, a Prefeitura de Aracaju não poderia ficar de fora da maior prévia carnavalesca do Brasil. A festa que completa 20 anos de existência recebe mais uma vez o apoio da administração municipal. Esquemas de estrutura, logística de limpeza, fiscalização do comércio, segurança e serviços de saúde são fatores que serão tratados pela prefeitura através de suas secretarias. Além de trazer alegria para os aracajuanos, o Pré-Caju movimenta 70 setores da economia do Estado, gerando em torno de 20 mil empregos, diretos e indiretos. Com cerca de 300 mil foliões por noite, a festa gera um investimento de cerca de R$ 2 milhões.

De 20 a 23 de janeiro a cidade entrará em um só clima, os diferentes ritmos vão invadir a avenida, contaminando todos os presentes com o vírus da alegria. Para a segurança dos foliões, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) já garantiu presença na festa. Visando também preservar o patrimônio público do município, uma estratégia de atuação foi definida e cerca de 50 homens trabalharão por dia nas quatro noites de festa. Além disso, o ciclopatrulhamento também estará presente na área interna do Parque da Sementeira. Em busca de democratizar a festa, a Prefeitura montará mais uma vez o Camarote da Acessibilidade. Existente há mais de cinco anos, o local traz alegria para os foliões com deficiência de locomoção. O camarote é equipado com banheiro adaptado, rampas de acesso, lanche, água, preservativos, além de três enfermeiros para realizar testes de diabetes.

No meio de tanta folia, o bem-estar e a saúde dos foliões precisam estar em alta. Durante a maior prévia carnavalesca do país estarão instalados na área do evento três equipamentos sociais da Secretaria Municipal de Saúde: o Samu Aracaju (Posto Avançado Fixo localizado no Parque da Sementeira), o Ponto da Prevenção DST/Aids (montado na rótula em frente à ponte de acesso ao shopping Riomar) e o Ponto de Apoio da Vigilância Sanitária (também com ponto fixo na sementeira, além das inspeções sanitárias nas barracas, quiosques e equipamentos móveis dos ambulantes). Composta por um público altamente variado, a festa agrada pessoas com diferentes faixas etárias. E para a diversão de pais e do público infanto-juvenil, o Conselho Tutelar também estará presente, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc). Assuntos relacionados à violência física contra crianças/adolescentes e ingestão de bebidas alcoólicas poderão ser tratados no stand, localizado no Parque da Sementeira.

O comércio no Pré-Caju este ano será marcado pela organização. Por meio da Empresa Muncipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a prefeitura convocou 270 pessoas entre coordenadores, supervisores e fiscais que atuarão desde o controle de acesso dos vendedores ambulantes até o processo das vendas. Vale ressaltar que todos os comerciantes participaram de curso baseado nas práticas adequadas e normas sanitárias vigentes quanto à conservação, armazenamento e à manipulação de alimentos e bebidas. Se depender da administração municipal, alegria não irá faltar neste Pré-Caju e o melhor de tudo é que a prefeitura levará animação de maneira gratuita para os festeiros. Nesta edição, o ´Bloco da Qualidade de Vida` sairá à avenida durante os quatro dias da prévia carnavalesca, fazendo a festa do público com as bandas Forró do Muído, Forró dos Plays, É O Tchan e Psirico. Outra atração é o Bloco da Limpeza, também conhecido como ´Tá Limpo` que além de valorizar o trabalho dos garis, realiza um trabalho de conscientização ambiental através da campanha ‘Eu preservo, sou cidadão'. Este ano o bloco será animado por bandas de frevo e atrações locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário