Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Inovando em saúde com o melhor da sétima arte

 Por Agatha Cristie
E-Aju/Secom PMA

Utilizar o cinema, por meio de filmes de curta metragem, como estratégia de promoção à saúde. Esse é o objetivo do ‘Curta SUS: inovando em saúde com o melhor da arte’, projeto inovador da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançado na última terça (20) pela Prefeitura de Aracaju.


"A arte possui um grande potencial e o cinema é uma expressão muito popular entre públicos de todas as idades. Estamos apostando na popularidade e no potencial subjetivo do cinema e da diretriz da Educação Popular em Saúde para ampliarmos a aproximação da comunidade aracajuana com Sistema Único de Saúde", explica o coordenador do projeto e do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica da SMS, Murilo Brito.

Para aproximar cada vez mais o SUS da comunidade, equipes usarão projetor e caixas de som para exibir e promover debates sobre filmes com duração aproximada de 30 minutos nas 43 unidades de saúde da família da capital, escolas e nos Centros de Referência da Assistência Social com o objetivo de atrair a atenção de quem passar pelo local.

Para funcionar como ferramenta promoção à saúde na capital, o projeto conta com a parceria do Programa Saúde na Escola (PSE) e da Rede de Atenção Primária da SMS. Ainda segundo Murilo Brito, O Curta SUS será utilizado como ferramenta de gestão transversal, colaborando com as ações já desenvolvidas pelos programas de promoção e de educação em Saúde desenvolvidos pela SMS.

 Murilo Brito afirma que o projeto fortalece o diálogo SUS e a comunidade
(Fotos: Ascom/SMS)

Expectativas

De acordo com o presidente da Associação Sergipana de Documentaristas, Anderson Bruno, a iniciativa não só promove a cultura audiovisual como democratiza o acesso à obras importantes.

"A meu ver, o ‘Curta SUS' traz uma proposta diferente e extremamente benéfica para a sociedade. Acredito que discutir saúde por meio do audiovisual é uma proposta válida, pois esses pequenos filmes possuem um grande poder de penetração junto ao público de todas as classes. Além de tudo, a ferramenta também contribui para o avanço do cinema digital em Aracaju", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário