Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Diagnóstico precoce. Começa a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca


De hoje (18) até sábado (23), a Prefeitura de Aracaju promove a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca. Entre as atividades estão o exame bucal, com o objetivo de detectar precocemente o câncer de boca entre usuários do SUS e a distribuição de material educativo, alem de um stand no shopping Riomar.

(Foto: Alejandro Zambrana)
 
O câncer de boca é uma doença silenciosa, mas é fácil de descobrir fazendo o auto-exame de boca. Esse exame é bem simples, deve ser feito de seis em seis meses e pode ser em casa mesmo, diante de um espelho e em um local bem iluminado. Procure ver se há ferimentos e caroços embaixo da língua e nas bochechas. Caso perceba algo estranho, procure logo o dentista

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) referendou 11 unidades de saúde para realizar os exames: Augusto Franco, Celso Daniel, Osvaldo Leite, Dona Sinhazinha, Adel Nunes, Cândida Alves, Eunice Barbosa, Jose Machado de Souza, Onésimo Pinto, Lauro Dantas e João Cardoso (CSU). Nesses postos, o atendimento vai ate sexta (22).

Na sexta também acontece o curso ministrado pela professora da PUC-MG Profª.  Drª. Franca Arenara Jeunon para os dentistas da rede municipal com o tema `Diagnóstico Precoce e Prevenção´, no auditório do Conselho Regional de Odontologia na rua Vila Cristina,589.

Prêmio
 
(Foto: Jorge Henrique)

A Semana de Prevenção ao Câncer de Boca é lei municipal e foi lançada oficialmente no dia 5 de outubro deste ano quando o prefeito Edvaldo Nogueira recebeu pelo Conselho Nacional de Odontologia (CNO) o Prêmio Brasil Sorridente em reconhecimento à política municipal de prevenção e promoção da saúde bucal. A capital sergipana conquistou o primeiro lugar na categoria que reuniu municípios com mais de 300 mil habitantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário