Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

#VandalismoNão


No início da manhã desta quinta-feira, 3, uma equipe de Áreas Verdes da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) atendeu uma emergência referente a um ato de vandalismo praticado na avenida Tancredo Neves, onde foi constada a destruição de mais de 20 coqueiros plantados no canteiro central.

Por conta da ação, a equipe iniciou serviços emergenciais de podação, tratamento fitosanitário e cuidados com a terra. "Além dos coqueiros danificados, verificamos que dois deles foram fatalmente atingidos e merecem cuidados especiais. Agora vamos observar a florescência, se haverá emissão de folhas, caso contrário teremos que fazer a substituição", explica o coordenador de paisagismo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Ademilson Vieira Santos.

Muitas pessoas que passaram pelo local lamentaram o ato de vandalismo. "Passo pela avenida com frequência e hoje tomei um susto quando vi a quantidade de árvores destruídas. Sou baiano, moro em Aracaju tem 20 anos e passo aqui admirando essa paisagem. Fico agora pensando em quem fez isso no lugar onde passo sempre. Aqui passa ciclista, pedestre, atleta", diz o mecânico Pedro Bispo Araújou, suário da ciclovia.

Pedro Bispo Araújo

Planejamento

Segundo a presidente da Emsurb, Lucimara Passos, o serviço de manutenção das áreas verdes é feito diariamente. "Planejamos tudo para atender de norte a sul da cidade. Mas, quando ocorre um ato de vandalismo, todas as áreas acabam sofrendo com isso, já que a equipe tem que se deslocar para atender uma situação emergencial", afirma, acrescentando que esta manhã a equipe teve que sair do bairro Luzia para solucionar a situação na avenida Tancredo Neves.

Ainda de acordo com Lucimara, as árvores melhoram o microclima de Aracaju, diminuem a poluição sonora, purificam o ar, reduzem as pragas e agentes causadores de doenças, embelezam a cidade e garantem alimentação à avifauna, como acontece no Parque da Sementeira. "Assistimos todos os locais para garantir o bem-estar de todos, equilibrando o meio ambiente da cidade. Mas, para isso, precisamos da cooperação de toda a sociedade", frisa a presidente da Emsurb.

Comunicação

Caso o cidadão constate alguma irregularidade nas árvores da cidade, como um galho caído, por exemplo, deve solicitar a presença de um técnico da Emsurb através da Central de Atendimento ao Cidadão - 0800 284 1300. Além desse telefone, a Emsurb disponibiliza e-mail (emsurb@aracaju.se.gov.br) e a rede social twitter (@emsurb).

Nenhum comentário:

Postar um comentário