Powered By Blogger

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Novembro na CCTECA Galileu Galilei

Nos próximos dias 5, 6, 12 e 13, o Planetário da CCTECA Galileu Galilei promoverá observações em sua área externa, no Parque Augusto Franco (Sementeira). O objetivo é democratizar cada vez mais o estudo da ciência, física, filosofia e artes. E é por isso que a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju convida a população aracajuana para conhecer a casa e suas ações.
A CCTECA, localizada no Parque Augusto Franco, é aberta ao público de terça-feira ao domingo (Foto: Walter Martins)
As observações acontecem sempre em dois finais de semana seguidos. Na lua crescente e cheia (ou próximo a estas fases), com início às 18h até as 20h. Os comentários são tecidos por representantes da Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease), bem como estudiosos e curiosos da área.


Desta vez será pesquisada a lua crescente côncava, planeta Vênus, Mercúrio e Júpiter e seus quatro maiores satélites, além de localizar outros objetos como aglomerados, identificar constelações e estrelas.

Outra ação relevante da Casa é o projeto ´Café Consciência´. São exposições e debates voltados à formação crítica interdisciplinar dos participantes. A cada evento, cientistas e pensadores realizam uma apresentação seguida por debates sobre um tema relevante para a sociedade.
Café Consciência acontece num domingo de cada mês (foto: Walter Martins)
O diretor da CCTECA, Augusto César, explica que as discussões acontecem na sala de reuniões do planetário e são conduzidas por professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com intuito de levar conhecimento acadêmico para fora da cidade universitária.
Augusto César, diretor da CCTECA (Foto: Walter Martins)
Visitação

A CCTECA está localizada na av. Oviêdo Teixeira, no Parque da Sementeira, próximo ao Shopping Jardins. Das terças às sextas-feiras, o horário de visitação é das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados e domingos, a visitação vai das 14h às 17h. Nos sábados e domingos em que ocorrem as observações da lua e dos planetas, a visitação é das 18h às 20h.
A CCTECA, localizada no Parque da Sementeira (Foto: Walter Martins)
Os interessados devem agendar suas visitas. Quem vai ao local tem a oportunidade de conhecer 82 experimentos interativos, entre eles o Girotec, um simulador da ausência de gravidade, e o gerador de Van Der Graaf, aparelho acelerador de elétrons que promove a eletrização do corpo que o toca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário