Powered By Blogger

terça-feira, 10 de abril de 2012

Projovem Urbano: Inscrições seguem até 30 de abril

Prossegue até o final deste mês, o período de inscrição para os estudantes que desejam participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano. O programa, que é coordenado pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como objetivo principal levar formação básica para jovens de 18 a 29 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.



O Projovem Urbano já está no sexto ano de implementação e nesta edição estão sendo disponibilizadas 1.050 vagas. Para se inscrever, o aluno deve ter entre 18 e 29 anos e ser alfabetizado. Os documentos necessários são Carteira de Identidade (original e cópia), do CPF e do comprovante de residência, além do histórico escolar. As inscrições podem ser feitas, no horário comercial, nas unidades de ensino que recebem o programa. 

Benefícios
Ao se inscrever o aluno receberá gratuitamente a camisa do curso, livros e agenda do estudante. Matriculado e frequentando regularmente as atividades, o estudante também receberá um auxílio mensal no valor de R$ 100,00 e ao final do curso, para estimular a participação cidadã e qualificar profissionalmente é disponibilizado um certificado de formação inicial. 

De acordo com o coordenador executivo municipal do Projovem Urbano, Júnior Trindade, o programa tem como finalidade proporcionar ao jovem a oportunidade de concluir a formação básica e obter uma qualificação profissional com certificação. “O Projovem, além de promover a conscientização dos alunos, proporciona que estes tenham a oportunidade de obter uma qualificação profissional, permitindo que, futuramente, eles tenham a capacidade para concorrer às vagas que o mercado de trabalho oferece”, conta.

Programa é desenvolvido em Aracaju pela Prefeitura/Semed  (Foto: Márcio Garcez)

Programa
O programa é constituído por ciclos de três meses cada. Ao todo, o curso tem 2.000 horas de duração, distribuídas em 18 meses. As atividades são realizadas em vários espaços diferentes, entre eles, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) José Antônio da Costa Melo, José Carlos Teixeira, Oviêdo Teixeira, General Freitas Brandão, Olavo Bilac e Diomedes Santos Silva.  

Além da educação regular, com disciplinas como Matemática, Inglês, Ciências Naturais, Língua Portuguesa e Humanas, o Projovem oferece ainda aos seus alunos uma qualificação inicial em três diferentes áreas profissionais, para que o jovem possa escolher qual delas deseja conhecer melhor. São elas: Turismo, Alimentação e Telemática e atividades de participação cidadã, que envolvem a elaboração de um projeto que traga abordagens a respeito da comunidade onde o jovem está inserido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário