Powered By Blogger

terça-feira, 15 de junho de 2010

Saúde e animação no Forró Caju 2010

Elaine Mesoli
(DNT/ Secom/ PMA)

A maior festa de São João do Nordeste, o Forró Caju, começa na próxima sexta (18) e, mais uma vez, contará com o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Aracaju (Samu 192 - Aracaju). Assim como nos outros anos, a Prefeitura mantém o compromisso de cuidar da saúde dos forrozeiros de Aracaju e daqueles que vem à capital participar da folia junina.

Foto: André Moreira

Nas 12 noites de arrasta pé uma equipe com 24 pessoas estará de prontidão no posto médico avançado para dar atendimento clínico de urgência. A estrutura do posto médico contará com 14 leitos, sendo que dois deles são de estabilização. Para os casos mais graves, duas viaturas de apoio farão o transporte aos hospitais.

Grande público

Para as noites com previsão de maior público, dias 19 e 23, por exemplo, a equipe será ampliada e contará com o reforço de mais um médico para o atendimento.

Foto: André Moreira

Apesar de receber um público médio de mais de 100 mil pessoas por noite, a festa costuma ser tranquila e sem muita violência. A maior parte do público é composta por famílias que chegam até do interior do Estado para conferir de perto seus artistas preferidos.

Waneska Barbosa, coordenadora do Samu 192 - Aracaju, informa que a maioria dos casos é atendida lá mesmo no posto médico avançado. Segundo ela, a maior parte dos atendimentos clínicos está ligada ao excesso de álcool. Quase não há atendimentos de pessoas feridas com armas de fogo e armas brancas.

Foto: Sílvio Rocha

“A estrutura contará com ampla segurança, o que reduz os casos mais violentos. A gente só espera que o público não exagere tanto no consumo de bebidas alcoólicas para que possam aproveitar melhor a festa”, sugere Waneska.

Foto: André Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário