Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de julho de 2010

A maior obra urbanística da capital

O viaduto Jornalista Carvalho Déda (DIA) é, sem dúvida, a maior e mais importante obra viária dos últimos anos na cidade de Aracaju. A construção do viaduto sobre a rótula do Distrito Industrial de Aracaju (DIA) foi planejada para desafogar o intenso tráfego de veículos e organizar o trânsito entre as avenidas Adélia Franco e Heráclito Rollemberg, que ligam a cidade de Norte a Sul, e a avenida Tancredo Neves, que passa pela interseção delas, ligando a entrada da capital à avenida Beira Mar.

(Foto: Jorge Henrique)

A obra teve o projeto elaborado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a sua execução foi acompanhada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). O prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou a obra em 29 de fevereiro de 2008. Além de cumprir seu papel, o viaduto é hoje um cartão postal de Aracaju.
(Foto: Pedro Leite)

O viaduto ocupa uma área de 9 mil m², tem uma extensão de 347,5 m, altura máxima no vão central de 6,5 m e abrange ainda 16 mil m² de paisagismo. A estrutura é composta de mil toneladas de aço; 8.500 toneladas de pavimentação asfáltica, incluindo as ruas e avenidas do entorno; e 18.400 toneladas de concreto armado. A obra representou um investimento de R$ 21.250.336,52 com recursos próprios e do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário