Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Centro de Inteligência de Transportes e Trânsito

Doze câmeras monitoram durante 24 horas os 12 principais cruzamentos de Aracaju. A ação faz parte das atividades do Centro de Inteligência de Transportes e Trânsito (CITT) da Prefeitura de Aracaju.  Em pleno funcionamento, as câmeras possuem alcance de um quilômetro e giram em ângulos de 360° transmitindo as imagens para os monitores no Centro de Inteligência. Esse novo sistema está instalado na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Fotos: Sílvio Rocha

No CITT, diversos profissionais operam o sistema de vídeo e agentes de trânsito fazem o monitoramento desses cruzamentos. Segundo o diretor de Trânsito, major Paulo Cesar Paiva, três agentes por turno de trabalho monitoram os locais onde as câmeras estão instaladas. Para desenvolver a ação, os agentes passaram por um treinamento rápido.

A função das câmeras é, além de detectar problemas nas vias em tempo real, estudar as melhorias possíveis para que ocorram menos congestionamentos. Em casos de infrações cometidas, serão enviados agentes para o local e as imagens poderão ser utilizadas como prova . “A finalidade não é fiscalizar, somente monitorar”, explica o major.

Semáforos

Hoje o controle da sinalização é previamente programado.  Com o novo sistema e, em breve, com a implantação da Central Semafórica, em horários e vias que o trânsito estiver congestionado, pode haver a intervenção remota no tempo dos semáforos. Assim, haverá a otimização do tempo de espera e maior agilidade no trânsito. Isso possibilitará, por exemplo, que quando o Corpo de Bombeiros ou ambulâncias do Samu 192 - Aracaju forem acionados, o percurso a ser feito tenha todos os semáforos verdes.


Os cruzamentos da capital onde as câmeras estão instaladas são: av. Ivo do Prado com Barão de Maruim; Beira Mar com av. Francisco Porto; Tancredo Neves e Murilo Dantas; av. Hermes Fontes com Barão de Maruim; Gonçalo Rollemberg Leite, Sílvio Teixeira e Tancredo Neves; av. Augusto Franco com Gonçalo Rollemberg Leite e Desembargador Maynard; além dos entroncamentos da av. Sílvio Teixeira com Pedro Valadares e rótula do São Conrado, na av. Heráclito Rollemberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário