Powered By Blogger

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Projeto Livro Vivo

Por Claudio Pereira
DNT Secom/PMA

"Um país se faz com homens e livros", já disse o grande escritor Monteiro Lobato. É pensando assim que desde 2006 a Livraria Paulus, em parceria com as Secretarias Municipais da Educação e de Estado da Cultura desenvolvem o projeto ´Leitura para Cidadania - Modalidade Livro Vivo´.

Com o objetivo de incentivar a leitura e contribuir para a promoção social oferecendo livros de qualidade, o projeto atua de maneira que milhares de crianças e adolescentes oriundos de escolas públicas sejam beneficiados com a distribuição gratuita de livros paradidáticos e de literatura brasileira. Estendendo a distribuição desses kits também para os professores.
O projeto tenta mostrar a importância que a leitura tem para o desenvolvimento educacional de cada criança e para o processo de abertura de novas oportunidades de vida.

No último dia 17, professores da rede municipal de ensino foram beneficiados com uma capacitação em que foram orientados como criar estratégias para envolver os estudantes e criar espaços para que eles se sintam motivados ao hábito da leitura.

Ao fim do treinamento os profissionais receberam kits compostos por diversos livros de autores como os Irmãos Grimm, Artur Azevedo e Machado de Assis.
Além de contribuir para a valorização das entidades públicas de ensino, atendendo às necessidades dos alunos, o ´Projeto Leitura para Cidadania- Modalidade Livro Vivo´ cria alternativas de lazer cultural para as comunidades, com propostas pedagógicas baseadas nos livros distribuídos.

Ler não tem contra indicação, não tem idade, desenvolve a inteligência, socializa, informa e contribui para que o cidadão saia da ignorância, falta de estímulo e alienação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário