Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Conscientização e lazer na Semana Nacional do Trânsito

Por Elaine Mesoli
DNT Secom/PMA

A partir de hoje(13) entra em vigor a obrigatoriedade do uso das cadeirinhas de segurança. Coincidindo com a nova lei, de 17 a 25 de setembro acontece a Semana Nacional de Trânsito com o tema ´CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA´. Em Aracaju a programação será bastante diversificada e em vários pontos da cidade acontecerão apresentações teatrais, palestras educativas, passeio ciclístico, exposições de equipamentos de segurança e muito mais.

Imagem: Denatran

A ação, que acontece anualmente, possibilita que os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito (Sinatran) promovam, à população em geral, ações de segurança e conscientização quanto ao uso dos dois equipamentos de segurança que são extremamente importantes para redução de mortes e lesões no trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o não uso desses equipamentos é um dos fatores que mais causam mortes e lesões no trânsito.


A escolha foi feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com o intuito de provocar reflexões e discussões sobre a necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção (cadeirinhas) adequados às crianças, uma vez que o uso do cinto de segurança não é a forma mais segura para transportar de crianças em veículos, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45 de altura.

Esse é o desafio proposto pela Semana Nacional de Trânsito de 2010. Conscientizar a população para aderir ao uso do cinto de segurança por todos os ocupantes dos veículos e em todas as situações e, aos pais, responsáveis pela segurança das crianças, que aprenderão a importância de uma condução segura.

Clique para conferir a programação

Nenhum comentário:

Postar um comentário