Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Programa de Qualificação Profissional

Por Iana Queiroz
E-Aju/Secom PMA

Ter um emprego fixo e renda própria é, sem dúvida, o sonho de todo brasileiro. Porém, com o passar do tempo, o mercado de trabalho foi se tornando cada vez mais competitivo. Com isso, a qualificação profissional passou a ser uma peça fundamental em qualquer currículo. Pensando nisso, que a Prefeitura de Aracaju/Fundat criou o Programa de Qualificação Profissional. Através dele, é possível a criação de mecanismos para a geração de renda e também facilitar o ingresso do cidadão no mercado de trabalho.

Fotos: Ascom/Fundat

Criado há nove anos, o projeto disponibiliza para a população aracajuana cerca de 40 tipos de cursos, entre eles os que são oferecidos nas unidades da Fundação Municipal do Trabalho e alguns outros proporcionados em parceria com associações de moradores. A faixa etária do público alvo vai desde os 16 anos e chega a passar dos 80. São ofertados cursos que vão desde informática, espanhol, corte e costura até telemarketing, nas seis unidades da Fundat, equipadas com recursos para oferecer conforto e segurança aos alunos. A meta este ano é capacitar 7 mil cidadãos.

Os cursos ofertados pela Prefeitura, por meio da Fundat, são de acordo com a demanda nas comunidades, além da realização de uma pesquisa feita pelos técnicos do Programa de Qualificação Profissional. Uma prova de que o Programa vem realmente trazendo benefícios à cidade é que, no final de 2009, Aracaju foi considerada a capital nordestina mais bem colocada no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), medido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Atualmente, Aracaju ocupa a sexta colocação no país no quesito Emprego e Renda.



Unidades da Fundat:

* Unidade de Qualificação e Produção do Jardim Esperança
Rua Júpiter, SN, Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa.
Telefone: 3179-7360

* Unidade de Qualificação Profissional do Bairro Santa Maria
Rua B-6, nº 1, Conjunto Valadares, bairro Santa Maria
Telefone: 3179-3050

* Unidade de Qualificação Profissional do Jardim Centenário
Rua Bela Vista, 37, Jardim Centenário, bairro
Telefone: 3179-5930

* Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (D. Bibi).
Rua Sargento Brasiliano, 845, bairro Santos Dumont
Telefone: 3179-2810

* Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição
Rua Gerson Farias, 345, bairro Porto D´Anta
Telefone: 3179-2430

* Unidade de Qualificação e Produção José Joaquim dos Santos (Zé do Sal)
Rua Josué de Carvalho Cunha, 920, bairro Coroa do Meio.
Telefone: 3179-3320

Nenhum comentário:

Postar um comentário