Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Começam amanhã as pré-conferências municipais da Saúde

Por Vinícius Oliveira
E-Aju (Secom/PMA)


Para aperfeiçoar a gestão pública e democratizar espaços foi construída a proposta de Conferência. Praticamente todos os setores têm uma, que debate temas relacionados para propor ações e encaminhamentos.

Este ano serão realizadas conferências de Saúde em todo o país e amanhã já começam as pré-conferências de Aracaju, que são etapa preliminar da IX Conferência Municipal de Saúde. “As conferências de saúde são instâncias previstas na Constituição Federal e nas diretrizes do Sistema Único de Saúde [SUS]”, informa Hélio Farias, coordenador do Núcleo de Conselhos de Saúde.

Foto: Nucom/SMS

A Conferência Municipal de Saúde terá o tema ´Cuidando de todos: um desafio para a gestão´. Dessa forma serão realizadas diversas conferências locais para incitar o debate entre os profissionais e os usuários da saúde. Amanhã(19), sexta-feira(20) e também nos dias 26 e 27, das 14h às 18h, serão realizadas diversas conferências nas 43 unidades básicas de saúde de Aracaju.

As conferências locais têm os seguintes objetivos: avaliar o sistema de saúde local e propor estratégias e ações para aprimorar e/ou mudar o atual modelo de assistência; eleger os novos conselhos locais de saúde; e eleger 101 delegados representantes de usuários para a IX Conferência Municipal de Saúde.

“As conferências são uma oportunidade da sociedade dizer como quer a saúde na nossa cidade e, dessa forma, aperfeiçoarmos a participação social e o sistema único de saúde (SUS)”, comenta Farias.

A Conferência Nacional será realizada de 30 de novembro a 4 de dezembro, tendo suas etapas estaduais nas datas de 7 à 9 de outubro e sua etapa municipal entre os dias 13 e 15 de julho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário