Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Farmácia Popular

Com saúde não se brinca. Compreendendo a saúde como um direito básico da população, há dois meses foi inaugurada mais uma Unidade da Farmácia Popular localizada no bairro Siqueira Campos.

“A Farmácia Popular atende, principalmente, as pessoas que não tem acesso ao medicamento completo. Portanto, a inauguração de mais unidade, localizada no Siqueira, é importante para a população da localidade, que antes precisava se deslocar para uma unidade instalada em outro bairro”, afirma o farmacêutico, Képler Araújo.


Foto: Lízia Martins

O programa, implantado na capital sergipana no ano de 2004, é uma iniciativa do Governo Federal, que conta com a parceria da Prefeitura de Aracaju. O objetivo é tornar acessíveis alguns medicamentos essenciais destinados a doenças mais comuns entre os cidadãos. Os remédios são vendidos com até 90% de desconto. Além disso, medicamentos para hipertensão e diabetes são disponibilizados gratuitamente. Ao todo são 97 itens gratuitos.

Procedimento

Para comprar os remédios é necessário apenas documento com foto, apresentação do CPF e receituário médico, seja da rede pública ou privada. Mas para terceiros, que não têm seu nome na receita, devido ao alto grau de contrabando dos remédios registrados nacionalmente, é necessário apresentar uma procuração lavrada em cartório. Essa proteção faz parte da Portaria nº 184 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que é responsável pela distribuição dos remédios em todo o Brasil.

“Ainda há os remédios gratuitos, que são medicamentos voltados para pacientes diabéticos e hipertensos. O processo para adquirir os medicamentos gratuito é o mesmo para adquirir os pagos, com a mesma documentação”, lembra Kepler.

                                                                   Foto: Lízia Martins

Atendimento
A nova Farmácia Popular dispõe de uma estrutura que facilita o atendimento. O quadro de funcionários tem sete atendentes e um farmacêutico. De acordo com Kepler Araujo, a nova unidade agradou bastante a população.

Informações: (79) 3179-1083

Nenhum comentário:

Postar um comentário