Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fórum do Forró: inscrições a partir de segunda (30)

A partir de segunda-feira (30), as inscrições para o Fórum do Forró estarão abertas. A participação é aberta ao público, de maneira gratuita e, para realizar a inscrição, basta ir à Funcaju, que é localizada na Rua Estância, 39, Centro. Contudo, a participação nos espaços, nos debates é permitida mesmo se o interessado não tiver realizado a inscrição. O que esta garante é um certificado ao final do evento.

Josa (Foto: André Moreira)

Em sua décima edição, o Fórum do Forró de Aracaju vai homenagear Zé Dantas, um dos maiores parceiros de Luiz Gonzaga. O compositor, poeta e folclorista brasileiro completaria 90 anos em 2011. O evento, que acontece nos dias 1º, 2 e 3 de junho no auditório do Centro de Convenções de Sergipe, também lembrará a trajetória e a obra do forrozeiro sergipano Josa, o Vaqueiro do Sertão.

Como afirma Paulo Corrêa, produtor e idealizador do Fórum do Forró, o evento tem o objetivo de servir de espaço para reflexão e divulgação da cultura nordestina. "O forró é uma manifestação musical recorrente em todo o nordeste brasileiro. É uma atividade cultural que está em constante movimento e é importante que prestemos uma atenção especial a essa tradição", defende.

Paulo Corrêa

O público do X Fórum do Forró de Aracaju terá a oportunidade de participar de debates, palestras e exibição de vídeos sobre a temática, além de assistir a diversas apresentações musicais. Estarão presentes nomes como Targino Gondim, Bráulio Tavares, Xico Bezerra, além de Dona Iolanda Dantas, viúva de Zé Dantas.

"A gente recebe um público diversificado: estudantes, artistas, críticos especializados ou pessoas simplesmente interessadas no assunto, mas sem grande bagagem teórica. Todos, com certeza, terão muito que aproveitar com a programação deste ano", afirma Paulo Corrêa.

Sergipe

Com dez anos de existência, o evento já se consolidou como um dos maiores espaços de discussão sobre cultura popular do país. E por acontecer na capital sergipana, a tradição do estado tem lugar especial, a começar pela homenagem a Josa, o Vaqueiro do Sertão. "Esse é um dos nomes da música sergipana com maior referência. Apesar de não estar mais em atividade, Josa ainda é lembrado e bastante respeitado", declara Paulo.

A Joseany di Josa, filha do forrozeiro, Erivaldo de Carira e rainha do forró, Clemilda, darão depoimentos sobre a vida e a obra do grande sanfoneiro. Mas não pára por aí. Na ocasião, também será lançado o volume 2 do CD 'Vozes e Toques Sergipanos', uma produção genuinamente local somente com artistas da terra.

Paulo Corrêa resume a importância do evento. "Nesses dez anos de Fórum do Forró, já homenageamos muitos artistas e já foram contadas muitas histórias. É maravilhoso ver um evento como esse se consolidando no roteiro de eventos juninos da cidade. Ganha o povo de Sergipe, ganha a cultura popular nordestina", conclui.



Confira a programação do X Fórum do Forró de Aracaju:


Dia 01 de Junho

19h - Abertura
19h30 - Vídeo: "Retrospectiva dos 10 anos do Fórum do Forró"
19h50 - Palestra: "Os 10 anos do Fórum do Forró", com Bráulio Tavares (compositor, escritor e teatrólogo) e Targino Gondim (cantor, compositor e produtor do Festival Internacional da Sanfona)
21h10 - Debate
21h40 - Lançamento do CD "Vozes e Toques Sergipanos Vol. 2"
22h - Show com artistas do CD "Vozes e Toques Sergipanos Vol. 2"


Dia 02 de junho


19h30 - Palestra: "Zé Dantas - Os 90 Anos do Doutor do Baião, com D. Iolanda Dantas (viúva de Zé Dantas) e Xico Bezerra (jornalista e compositor)
20h50 - Debate
21h30 - Show com o Quinteto Sanfônico em Homenagem a Zé Dantas


Dia 03 de junho


19h - Palestra: "Pra onde vai o forró" - Os novos rumos da música nordestina", com Expedito Leandro (professor da Universidade de Santo Amaro/SP) e Eliezer Setton (cantor e compositor)
20h20 - Debate
20h50 - Depoimentos sobre a vida e obra de Josa, o Vaqueiro do Sertão, com Joseane de Josa, Erivaldo de Carira e Clemilda
22h - Show com artistas sergipanos em homenagem a Josa, o Vaqueiro do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário