Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de julho de 2011

´Paralela Infantil´ retoma atividades a partir de agosto

A partir do mês de agosto, o ‘Paralela Infantil' irá retornar com suas atividades. O projeto, iniciado em outubro de 2009, é realizado pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), em parceira com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). O objetivo é estimular o interesse de crianças por filmes educativos, disseminar a linguagem do cinema e valorizar a cultura nacional.


O público-alvo são os alunos da 1ª série do ensino fundamental da rede municipal e crianças inseridas em projetos sociais. Na sala de projeção do NPD, a pretensão é que sejam exibidos três curtas-metragens nacionais com enfoque na temática infanto-juvenil. O primeiro é o filme ‘O Moleque', produzido em São Paulo, que apresenta um contexto das religiões afro-descendentes; o segundo filme é o ‘Dona Carmela', com a participação do ator sergipano Orlando Vieira, que discute a questão do respeito ao idoso; já o terceiro filme é o curta de animação ‘Pajerama', realizado em São Paulo, que aborda a importância da preservação ao meio ambiente.

Segundo a coordenadora geral do NPDOV, Graziele Ferreira, a volta do ‘Paralela Infantil' reforça a importância da formação de novos públicos no cenário audiovisual. "A criação de uma platéia crítica e capaz de identificar elementos da cultura nacional é de extrema importância. Nesse sentido, o NPD atua com a exibição de filmes voltados para as crianças, a partir de uma perspectiva pedagógica, criando uma espécie de cineclube para platéias infanto-juvenis. Outro elemento importante é o fomento para as produções nacionais e, acima de tudo, sergipanas", diz.


Concepção

O ‘Paralela Infantil' é um projeto piloto inspirado no evento ‘Mostra Temática', instituído em 2008 para o público adulto do NPD. De outubro de 2009 a novembro de 2010, o projeto esteve em pleno funcionamento e conseguiu reunir cerca de 800 alunos. O seu formato foi planejado para que as crianças tenham a oportunidade de fazer perguntas, saber mais sobre o trabalho dos diretores e entender como funciona o mundo do cinema e da animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário