Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Redutores de danos

O Projeto de Redução de Danos é ligado à rede de atenção psicossocial, que aborda o usuário de drogas e profissionais do sexo. O objetivo primordial do redutor de dano é fazer um trabalho de educação de saúde no território. Para isso, primeiro é realizado o mapeamento da localidade onde há a presença de usuários de drogas lícitas e ilícitas, assim como a atuação dos profissionais do sexo, para então serem desenvolvidas atividades de conscientização nas comunidades.

Dentre as ações desenvolvidas estão as campanhas, como a de se evitar o rodízio de copos e prevenir a transmissão de hepatite e outras viroses; de alertar sobre o uso da camisinha para a prevenção da Aids e DST´s, assim como conscientizar os usuários de álcool a não dirigir quando beber.

O trabalho é realizado no local onde esses grupos atuam, para promover uma educação em saúde. "São 16 agentes trabalhando em três turnos. Eles irão aos locais onde essas pessoas estão e vão levar informações sobre prevenção. Em outras palavras, esses agentes vão fazer uma "ponte" entre os grupos e a rede municipal da saúde", explica o coordenador do Projeto, Wagner Mendonça.

Foto: Ascom/SMS


Atuação


O projeto, como o nome sugere, atua para reduzir os danos à saúde. Enquanto esses usuários não querem ou não conseguem interromper o uso das drogas, os agentes vão evitar outros agravos, a exemplo de doenças associadas.

No caso dos usuários de drogas, hoje os relatos e acompanhamento dão conta de que o uso do crack é feito, na maioria das vezes, utilizando latinhas de metal encontradas na rua. Além do prejuízo do próprio uso do crack, existe o perigo de se contrair outras doenças, como leptospirose e hepatites virais. Para reduzir esses agravantes, o Projeto trabalha noções de prevenção, como evitar latas jogadas na rua, usar proteção na lata e até cachimbos individuais.

Paralelo a isso há a continuidade dos trabalhos de acompanhamento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). No caso dos profissionais do sexo, os agentes levam informações de prevenção, intensificando a distribuição de preservativos, lubrificantes, entre outros.

Canal da Prefeitura no Youtube: http://migre.me/5PWc7
Portal da Prefeitura: http://www.aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário