Powered By Blogger

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Prefeitura de Aracaju se mobiliza para Pré-Caju 2012

Por Agatha Cristie
Secom/PMA - @EAju

A 21ª edição do Pré-Caju está chegando. A maior prévia carnavalesca do Brasil movimenta mais de 80 setores da economia local e reúne mais de 1 milhão de pessoas durante os quatros dias de folia, e a Prefeitura de Aracaju trabalha para garantir a segurança e o bem estar dos foliões dentro e fora da avenida.

Muitas secretarias estão se mobilizando. "Seja através da limpeza de ruas, a disponibilidade de membros da Guarda Municipal, a oferta de banheiros químicos na festa ou pela presença de equipes da Samu, a Prefeitura de Aracaju encontra-se presente de diversas maneiras no evento”, explica o prefeito Edvaldo Nogueira.

A Emsurb já garantiu a presença de 800 comerciantes nos dias da festa. Também vai cadastrar os catadores de material reciclável. Todos eles receberão um kit de identificação. E ainda, 30 funcionários darão um show de percussão no bloco, Ta Limpo, da empresa municipal que sairá durante os quatro dias do evento.

A Secretaria Municipal de Saúde atuará em várias frentes, através da Vigilância Sanitária na prevenção de doenças transmitidas por alimentos com uma equipe composta por 15 profissionais circulando pelo evento e também em um estande montado na área de segurança da festa. O Ponto da Prevenção, organizado pelo Programa Municipal de DST/Aids também já está confirmado. Lá os profissionais da saúde vão distribuir preservativos e dá à população.

O Ponto da Prevenção já é tradição nos grandes eventos (Foto: Ascom/SMS)

As pessoas com deficiência também vão poder participar e se divertir no Pré-Caju, com segurança e tranqüilidade. Em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência será instalado o camarote da acessibilidade, que estará aberto e sem restrições para todas as pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

A Avenida Beira Mar, mais uma vez, será o palco desta festa, por isso, a garantia da mobilidade durante o Pré-Caju fica por conta da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que realizará uma grande operação também nas ruas e avenidas circunvizinhas à festa.

(Imagem: Ascom/SMTT)

A operação contará com o apoio da Polícia Militar, por intermédio da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRv) e terá um efetivo geral de 133 pessoas, que ordenarão o trânsito durante o evento. Desse total, 64 são da SMTT, 59 são da CPTran e 10 da CPRv. Além disso, a operação contará com 45 veículos, entre motocicletas e carros, que darão suporte a fiscalização.

Reconhecimento

O prefeito Edvaldo Nogueira destaca a importância do Pré-Caju, que conseguiu projetar a capital sergipana para o calendário de festas nacionais. "A cidade fica contemplada no roteiro turístico e de entretenimento do país, durante a época do verão. A possibilidade de reunir artistas locais e de fora do estado reforça a grandiosidade do Pré-Caju que, já na sua maioridade, demonstra uma solidez e adesão popular que só tende a crescer ao longo dos anos", afirma Edvaldo.

Com informações do www.aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário