terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Observações com telescópios na área externa do Planetário

Nos próximos dias 3 e 4 de março, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), localizada no Parque Augusto Franco, realiza observações com telescópios na área externa do Planetário.

Foto: Lindivaldo Ribeiro

As observações são realizadas sempre em dois finais de semanas seguidos, na Lua crescente e na Lua cheia (ou próximo a estas fases), com início às 18h até as 20h. As observações são promovidas e comentadas por representantes do Planetário e da Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe (Sease).

“Durante o evento tentaremos observar a Lua e os planetas Vênus, Júpiter e seus quatro maiores satélites e o planeta Marte, além de localizar outros objetos como aglomerados e identificar algumas constelações e estrelas”, informa o diretor da CCTECA, professor Augusto Cesar Almeida.

Foto: Walter Martins

Estação Espacial Internacional

No próximo dia 7 de março, a Estação Espacial Internacional (ISS) passará em Sergipe. A Estação é um grande laboratório destinado a realizar pesquisas sobre a permanência do homem no espaço. Este complexo é o experimento mais caro realizado pela humanidade e custou cerca de US$ 76 bilhões.

O financiamento da construção da ISS foi executado pela formação de um consórcio de 16 países, inclusive o Brasil que atualmente se encontra tecnicamente afastado do projeto. A ISS é visível mensalmente a olho nu, por vários dias, em todo o Estado de Sergipe, como um ponto brilhante em movimento.

Informações: (79) 3217-3370 / ccteca.planetario@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário