Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cidadão também monitora o trânsito da capital

Ilton Duarte
E-Aju/Secom PMA

Acessar as imagens do tráfego nas principais vias de Aracaju, escolher as melhores rotas e evitar transtornos ao sair de casa ou do trabalho. Esses são os principais objetivos das câmeras on line disponibilizadas no Portalda Mobilidade da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que através do Centro de Inteligência de Transportes e Trânsito (CITT), qualquer cidadão pode monitorar o trânsito nas principais vias da capital e, assim, colaborar com o trabalho da Prefeitura.


Foto: Alejandro Zambrana

O Centro de Inteligência de Transportes e Trânsito foi inaugurado pela Prefeitura em setembro de 2010 e é operado 24h pela SMTT com equipes formadas por seis profissionais a cada turno, que monitoram o trânsito através de 12 câmeras espalhadas nos principais cruzamentos da cidade. Cruzamentos estes das vias que apresentam grande fluxo de veículos e pedestres, como as avenidas Adélia Franco x Tancredo Neves, Hermes Fontes x Barão de Maruim, Hermes Fontes x Gonçalo R Leite, Pedro Valadares x Silvio Teixeira, Augusto Franco x Des Maynard, Ivo do Prado x Barão de Maruim, Augusto Franco x Gonçalo R Leite, Augusto Franco x Gonçalo R Leite, Beira Mar x Francisco Porto, dentre outras.

Além de disponibilizar as imagens através do Portal da Mobilidade, o CITT também registra atos de imprudências, desrespeitos às regras de trânsito e alteração do itinerário normal dos veículos do transporte coletivo. Além disso, possibilita uma rápida intervenção da equipe da SMTT, garantindo a fluidez do trânsito e coibindo o descumprimento das normas. Não esquecendo ainda de identificar obstruções, acidentes e panes em semáforos.

Foto: Sílvio Rocha

Serviços

Através da Ouvidoria da SMTT (3238-4646) e do Disk Trânsito (118) é possível fazer reclamações ou denúncias de desrespeito ao trânsito. Os telefones são ferramentas indispensáveis à população, em especial no registro de queixas relacionadas ao transporte coletivo.

Registrada a solicitação, é possível conferir através das imagens do CITT se determinado ônibus percorreu o itinerário correto, se parou ou não no ponto, e muito mais. Basta a comunidade reclamar que a SMTT verifica no sistema e a diretoria toma as devidas providências.

Outro importante serviço prestado pelo CITT é a concessão das imagens captadas pelas câmeras de monitoramento aos órgãos interessados, sobretudo de segurança pública e à imprensa. A Central possui um banco de dados, no qual as imagens são armazenadas por até um mês.

Portal da Mobilidade: www.smttaju.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário