Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Academia da Cidade promove qualidade de vida aos aracajuanos

Por Illton Duarte
E-Aju/Secom PMA

Melhorar a qualidade vida por meio de prática de atividades físicas. Este é um dos objetivos do Programa Academia da Cidade da Prefeitura de Aracaju, que é reconhecido nacionalmente e serve de modelo para outros municípios brasileiros, inclusive para o Academia da Saúde do Ministério da Saúde.
Fotos: Ascom/SMS

Em Aracaju o programa vem dando tão certo, que está prevista a implantação de três pólos do Academia da Saúde, que vai abordar não só os aspectos físicos, mas a saúde como todo, atuando em parceria com as Unidades de Saúde da Família (USF) de cada bairro. Outra novidade é que, ainda esse ano, serão implantados dois pólos do Academia da Cidade no Santa Tereza e na Escola de Esportes do Santa Maria.

 

Criado em 2004, por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Universidade Federal de Sergipe e Ministério da Saúde, o programa é uma política de promoção à saúde, com destaque para atividade física, lazer e modos de vida saudáveis. Desde o início, o número de adeptos vem crescendo cada vez mais. Em Aracaju são 8 mil seguidores inscritos em 17 pólos de atividades físicas espalhados nos diferentes bairros da capital, das Zonas Norte a Sul.

De acordo com o coordenador técnico da Academia da Cidade, Magno Carvalho, as aulas são monitoradas e acompanhadas por profissionais especializados em Educação Física e são completamente gratuitas. “O grande diferencial do programa é o trabalho com a comunidade, com foco na interação entre os usuários e no uso dos espaços públicos”, destaca o coordenado.

Além da atuação junto ao público, com a gratuidade de atividades como caminhada monitorada, alongamentos, ginástica, aeróbica, dança e ioga, a Academia da Cidade contribui para construção da identidade do profissional em Educação Física. Atualmente são 22 profissionais com formação superior atuando como educador físico e 39 estagiários, estudantes de instituições públicas e particulares que vivenciam aspectos da prática profissional ainda cursando a universidade.


A secretária municipal de Saúde, Stella Martins, afirma que a Academia da Cidade é referência no Brasil. “Esse programa é reconhecido nacionalmente, servindo de modelo para a criação do programa do Governo Federal e, sem dúvida, um grande incentivador da qualidade de vida”, revela.
Ao longo dos oito anos de atuação, o programa já obteve diversos resultados, dentre eles a participação por duas vezes da competição Latino-Americana ´Dia do Desafio´, competição que visa incentivar a prática de atividades físicas para o bem-estar e promoção da saúde.

As atividades do Programa Academia da Cidade são gratuitas, dirigidas a pessoas de todas as idades, e acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 8h30 e das 17h às 20h.

Onde encontrar Academia da Cidade:

Orlando Dantas - Av. Gasoduto (Salão da Igreja)

Bairro América - Praça Franklin Roosevelt

Sol Nascente - Praça Atanásio do Nascimento

Av. Visconde de Maracaju - Calçadão

Bugio - Praça Minervino Costa e Silva

Augusto Franco - Praça da Juventude

Bairro Industrial - Orlinha

Santos Dumont - Praça Ulisses Guimarães

Santa Maria - Colégio Vitória de Santa Maria

Castelo Branco - Quadra de Esportes da Av. Tancredo Neves

Inácio Barbosa - Praça próxima ao Bar do Cajueiro

Centro de Criatividade

13 de Julho - Calçadão

Médici - Praça Tancredo Neves

Lamarão - Praça da Igreja

Farolândia - Praça do Farol

Jardins - Praça Zilda Arns

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário