Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Programa Saúde na Escola será apresentado em Porto Alegre


Fotos: Ascom/SMS
De 14 a 18 de novembro, quatro trabalhos sobre a atuação do Programa Saúde na Escola (PSE) no município de Aracaju serão expostos em Porto Alegre (RS). Apresentações ocorrem durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Os técnicos do PSE na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju vão expor mais uma iniciativa exitosa de promoção da saúde e prevenção na capital sergipana.

O Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde foi introduzido em 2008. Conforme a referencia técnica do PSE, Agda Oliveira, hoje já são um total de 85 escolas públicas acompanhadas. “Destas estão cadastradas todas as creches municipais. E nas ações do PSE, especificamente da Secretaria Municipal de Saúde estão envolvidas 25 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 128 equipes de saúde”, explica.


A cada encontro, as equipes do PSE fazem avaliações clínica, em nutrição, saúde bucal, oftalmologia, parasitoses. O grupo também promove rodas de conversa e atividade lúdicas de educação em saúde abordando temas como sexualidade, drogas e prevenção de violências. Do diagnóstico dentro das escolas, os profissionais encaminham, caso necessário, os jovens, adolescentes e crianças às unidades de saúde.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, avalia que as estratégias do PSE “estão consolidadas tanto em creches quanto em escolas públicas de Ensino Fundamental e Ensino Infantil, promovendo exames clínicos e atividades de prevenção às doenças entre os estudantes”.

Trabalhos

Dentre os trabalho apresentados no o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva estão os títulos: PSE experiência exitosa no nordeste brasileiro; PSE instrumentalizando profissionais para atuação na prevenção das Dst/Aids e hepatites virais; Professores do ensino fundamental e as urgências médicas: e agora que é que eu faço?; Integração serviço-ensino no PSE e o trabalho do PSE como proposta de integração ensino-serviço.

Nesta 10º edição do encontro a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) eleva o tema “Saúde é Desenvolvimento: Ciência para a Cidadania”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário