Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Sonho da casa própria virou realidade


Foto:Ascom/Semasc

O Bairro 17 de março é um marco na política habitacional de Aracaju. Inaugurado em junho de 2010, o bairro transformou em realidade o sonho da casa própria de milhares de famílias que viviam em situações de risco no Santa Maria e nas regiões de ocupações irregulares, como Morro do Avião, Arrozal, Prainha, Quirino, Água Fina, entre outras.


O problema da falta de habitação atinge todo o Brasil, e inclusive fora dele. Em Aracaju, a situação não é diferente. Diante de um cenário de famílias vivendo em condições subumanas, correndo risco de vida, principalmente em períodos chuvosos, a Prefeitura de Aracaju criou há 6 anos, o Programa de Habitação Popular. Durante esse tempo cerca de 25 mil pessoas já foram contempladas com 6 mil moradias populares, entre casas e apartamentos. 

Foto:César Oliveira

Todas as casas foram entregues com as estruturas básicas para se viver com qualidade, a exemplo de água encanada, energia e saneamento básico. Além disso, para garantir o acesso à educação pública de crianças e adolescentes da comunidade, a Prefeitura está construindo a primeira escola do bairro 17 Março. A obra tem investimentos que somam R$ 1,8 milhão em recursos próprios e está prevista para ser entregue até o final do mandato do prefeito Edvaldo Nogueira.


A entrega das casas é feita inicialmente a partir de um cadastramento cujo objetivo é quantificar quantas pessoas necessitam de moradia em Aracaju. A cada sexta-feira, essas famílias cadastradas concorrem a sorteios de casas, realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

Foto:César Oliveira
 Somente no o bairro 17 de março, desde a sua inauguração já foram entregues 1.400 casas. Até o final do ano, mais 700 famílias serão contempladas com o sonho da casa própria. A expectativa da atual administração municipal é que o próximo gestor do município dê prosseguimento a essa política de habitação para diminuir o déficit habitacional em Aracaju.






Nenhum comentário:

Postar um comentário