Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Projeto ´Um Computador por Aluno´

A Prefeitura de Aracaju tem trabalhado para que alunos e professores da rede municipal de ensino tenham acesso às novas tecnologias digitais, preocupando-se assim em promover a inclusão digital em nossa capital.

(Fotos: Walter Martins)

Desde o mês de setembro, meninos e meninas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thétis Nunes, no bairro América, são beneficiados com o projeto ‘Um Computador por Aluno' (UCA), coordenado pelo Governo Federal.

O projeto UCA prevê a distribuição de um computador portátil (laptop) para cada estudante e professor de educação básica. Os computadores possuem capacidade de armazenamento de quatro gigabytes, tela de sete polegadas, 512 megabytes de memória e bateria com duração mínima de três horas, além de estarem equipados com o sistema Linux ,ferramentas de Internet, editor de texto, software de apresentação e outros programas.


Com a chegada dos equipamentos a escola recebeu um sistema Wireless para que os estudantes possam se conectar a Internet, garantindo a utilização do novo recurso como importante instrumento pedagógico. Além disso, pesquisadores dos departamentos de Física e Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) dão suporte aos professores, que são os principais responsáveis pela melhoria do nível de aprendizagem em sala de aula.

Para ter acesso à utilização do Sistema Operacional Linux Educacional, os coordenadores escolares e professores poderão dispor do Núcleo de Tecnologia Educacional de Aracaju da Secretaria Municipal da Educação (NTE/Semed). O núcleo é localizado no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), no bairro Siqueira Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário