Powered By Blogger

terça-feira, 14 de junho de 2011

Taxista de 80 anos dá exemplo de gentileza no trânsito

Preocupada com a parcela mais vulnerável da população no quesito mobilidade urbana, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) traz um exemplo a ser seguido. O comportamento cotidiano do taxista pernambucano José Gomes dos Santos, de 80 anos, é um modelo de educação e gentileza. Conhecido como 'Vovô' no ponto da avenida Gonçalo Prado, no bairro São José, José Gomes não deixa seu humor ser abalado por nada no trânsito, tido por ele como sua segunda casa.

Foto: Cleverton Ribeiro

O taxista cativa não somente os colegas de profissão, mas principalmente os passageiros. "Sempre coloco para tocar músicas de acordo com a idade que eu percebo do meu cliente. Tenho mais de 100 CDs no carro e fico feliz quando o pessoal que entra na corrida começa a cantar. Eu canto junto", afirma José Gomes.
"É preciso saber tratar os colegas e os clientes também. Agora, uma andorinha só não faz verão. Não basta que a gente dê conselho aos que estão chegando agora se eles não querem melhorar. Todos têm que perceber que é preciso rodar sempre regular, com a documentação em dia e respeitar o trânsito", completa.


Experiência


De acordo com a Coordenadoria Operacional de Táxi (Cotax) da SMTT, das 2.080 permissões deste tipo de transporte em Aracaju, a de José Gomes é a 462, liberada em 1978. "Cheguei em Aracaju em 1959. Depois de 17 anos aqui trabalhando em uma empresa, comecei então a ser chofer de praça. Me aposentei nesse tempo, e o táxi hoje me deixa muito feliz porque consigo fazer entrar dinheiro em casa para meu filho e eu", relata.

Foto: Cleverton Ribeiro

José Gomes lembra que além de trabalhar de domingo a domingo, das 8h às 17h, ele ainda cuida de seu filho especial. "Minha mulher faleceu e eu sempre que saio de casa deixo tudo pronto para ele. Quando volto, esquento a panela para fazer as comidas do dia seguinte", conta 'Vovô'.

Fonte: http://www.aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário