Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Centro de Tratamento para Fumantes

“Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Saúde também vem capacitando os profissionais para atender casos de tabagismo, e pretendemos, no primeiro trimestre de 2012, inaugurar mais dois Centros de Tratamento para o Fumante: um no Cemar Siqueira Campos e outro no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas" (secretário de Saúde e vice-prefeito, conclui Sílvio Santos)
Silvio Santos (Foto: Ascom/SMS)
Foi-se a época em que fumar simbolizava certo “glamour” perante a sociedade. Basta assistir aos filmes das décadas de 1950 e1960 para perceber essa cultura no imaginário das pessoas de então. Contudo, a ciência aperfeiçoou suas análises e consegue comprovar, atualmente, os malefícios dessa prática, que mata milhares de pessoas todos os anos. Ao conhecer a gravidade desta situação, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aprimora seus cuidados em relação aos fumantes, com o novo Centro de Tratamento para os Fumantes.
Cemar Augusto Franco (Foto: Ascom/SMS)
O serviço funciona no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), localizado no conjunto Augusto Franco. Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde amplia a oferta do serviço que é fundamental para assistência integral ao usuário do SUS em Aracaju. O tratamento, que estava restrito ao Hospital Universitário (HU), é ofertado também no Cemar Augusto Franco. O novo Centro de Tratamento para Fumantes está disponível apenas para quem mora em Aracaju, permanecendo no HU o atendimento da demanda de outros pontos do Estado.

“O tratamento é totalmente gratuito, oferecendo a medicação necessária. Por meio de uma parceria com Instituto Nacional do Câncer (INCA), o município recebe insumos usados no tratamento do tabagismo e também adesivos, pastilhas e goma de mascar para controlar o consumo de nicotina”, afirma o secretário municipal de Saúde, Sílvio Santos.
O serviço é totalmente gratuito e oferece toda a medicação necessária
Tratamento

O usuário é acompanhado durante seis meses a um ano até que consiga se livrar do cigarro. Para tanto, o serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, médico pneumologista, psicólogos e enfermeiro. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, a partir das 14h. O interessado no tratamento deverá buscar ajuda a partir da livre e espontânea vontade.

Assim que se apresenta no Cemar, o usuário passa pelo acolhimento e entrevista, onde é agendado o atendimento médico especializado, seguido de avaliações periódicas.  O estímulo a participar dos grupos de apoio com outros dependentes químicos também faz parte das atividades.

Mais informações: (79) 3179-1050. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário