Powered By Blogger

terça-feira, 22 de junho de 2010

Camarote da Cidadania: acessibilidade e conforto no Forró Caju

Elaine Mesoli
(DNT/ Secom/ PMA)


Cada noite do Forró Caju atrai um público de mais de 100 mil pessoas. É gente de todas as cores, idades e credos, sejam aracajuanos ou turistas dançando e passeando de lá para cá na Praça de Eventos Hilton Lopes, no Mercado Municipal. Mas nem todo mundo tem a capacidade de se locomover tranquilamente. Estas são as pessoas deficientes físicas que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), constituem 2% da população. Atendendo ao direito de todos à diversão, a Prefeitura de Aracaju criou o Camarote da Cidadania.

 (Fotos: André Moreira)

Desde 2006, em frente ao palco Luiz Gonzaga, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) monta um camarote equipado com rampa de acesso, banheiros adaptados para aqueles que querem curtir a festa e funcionários capacitados para que os deficientes sejam atendidos da melhor maneira possível.

Todos podem curtir os shows de seus artistas preferidos no Forró Caju com conforto e segurança, em um espaço de 6x12 m², que abriga cerca de 30 cadeirantes junto aos seus acompanhantes. Basta chegar, entrar e aproveitar o ritmo nordestino.


A facilidade de acesso proporcionada às pessoas com algum tipo de deficiência contribui para a melhoria da qualidade de vida e para que elas se sintam incluídas numa das principais festas de Aracaju. Afinal, acessibilidade a todos os locais públicos é um direito do cidadão, independente de sua condição física.

Vagas de estacionamento

Para quem vai chegar ao local em veículo próprio, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) reserva vagas de estacionamento para deficientes e idosos.

As vagas dos idosos estão dispostas em parte da rua Santa Rosa (com acesso pela rua José do Prado Franco) e as vagas para deficientes na av. Otoniel Dórea, próximo à arena do Forró Caju (com acesso pela av. Rio Branco, pertinho do Camarote da Cidadania).

Para estacionar numa das vagas reservadas, um dos ocupantes do veículo deve ser idoso ou deficiente e a credencial deve estar visível no painel do carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário