Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Usuários do Caps apresentam peça teatral no Rio de Janeiro

O grupo de Teatro `Dilemas do Oprimido´, formado por usuários do Caps Liberdade, apresenta no próximo dia 13, às 20h30, no Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro, a peça ´Fora Preconceito´.
Fotos: Ascom/Semasc

Com técnicas criadas pelo renomado teatrólogo brasileiro Augusto Boal, a Prefeitura de Aracaju trouxe, em 2009, o curso de teatro como uma nova possibilidade de tratamento do usuário dos serviços públicos de saúde mental visando combater o preconceito.

O curso foi ministrado em três módulos por profissionais do Centro de Teatro do Oprimido (CTO) do Rio de Janeiro e a metodologia consiste na montagem de cenas baseadas em histórias reais. Isso faz com que o usuário aprenda novas formas de saber como lidar com as situações de conflito.


O grupo, composto por nove usuários e o oficineiro Aragão de Lima, traz uma peça com o tema do preconceito, que infelizmente ainda é uma realidade vivenciada pelos integrantes do grupo. “`Fora Preconceito´ traz a história de um professor de escola de artes que oprime uma aluna (Belinha) após esta ter sido convidada por sua amiga (Amélia) para entrar para a escola. Quando Belinha começa a frequentar as aulas, o professor não a aceita por ela fazer parte do Caps. Após a apresentação da peça há um fórum e a plateia pode participar no papel de Belinha para tentar convencer o professor a aceitá-la como aluna”, explica o oficineiro.

O Caps Liberdade fica à rua Distrito Federal, 1012, bairro Siqueira Campos. Informações: (79) 3179-3873.

Nenhum comentário:

Postar um comentário