Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Parque da Sementeira é patrimônio de Aracaju

Por Talita Moraes

O historiador Luiz Antônio Barreto conta que em 1980 foi criada uma sementeira de cocos, apropriada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como fonte de pesquisa. Pouco depois, durante a gestão do prefeito Heráclito Rolemberg (1979-1982), a sementeira de cocos foi transformada em parque pela Prefeitura de Aracaju, e parte do terreno ficou com a Embrapa e a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A partir daquele momento o espaço estava aberto ao lazer público, mantendo o verde natural em meio ao colorido dos concretos urbanos.

Foto: Jorge Henrique

Em homenagem ao governador da época - Augusto Franco - o parque recebeu seu nome, mas acabou ficando conhecida como Parque da Sementeira, hoje um espaço onde o público que o frequenta encontra uma estrutura receptiva. Parque infantil, quadra poliesportiva, campo de futebol, espaço com aparelhos para exercício físico, pista para caminhada, quiosques. Todos esses equipamentos públicos garantem atividades diárias aos frequentadores, seja para a família, seja para uma reunião com amigos.

Eventualmente, acontecem atividades de cunho cultural na Sementeira, tornando acessível o trabalho de artistas locais e nacionais. Além disso, esses eventos proporcionam um diferencial por conta do próprio espaço: a área verde trás uma subjetividade de tranquilidade. O Parque da Sementeira possui mais de 112 espécies de árvores, entre exóticas, da Mata Atlântica e frutíferas.

Foto: Sílvio Rocha

A fauna também é presente. Além das aves comuns, patos e cisnes, há também as raras: pica-pau, arara pequenina, joão-de-barro, canário, gavião, coruja, rolinha-do-pará. Segundo o gerente administrativo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Laelson Almeida, sob responsabilidade do parque estão apenas os cisnes e patos, que se reproduzem em uma estufa devido a vulnerabilidade dos ovos a outros animais, caso fiquem expostos.

O Parque da Sementeira é administrado pela Emsurb e seu coordenar geral é Helder Câmara. A manutenção diária conta com funcionários da limpeza, biólogos e veterinários para cuidados com a saúde das aves.

Projetos

O projeto Atividade Física no Parque promove de segunda à sexta, das 6h às 7h30, e pela tarde, às segundas, quartas e sextas, das 17h30 às 18h30, aulas gratuitas ao ar livre com professores preparados. Outro projeto é o Domingo no Parque, que oferece lazer e cultura diversificando o final de semana, além de ampliar a sensibilidade musical e difundir a música clássica. O Domingo no Parque está em curso desde 25 de novembro de 2007.

Fonte: http://www.aracaju.se.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário