Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alistamento Militar 2011


Atenção jovem do sexo masculino que completa 18 anos em 2011, não perca o prazo para realizar o alistamento militar obrigatório.

Até o próximo dia 29 deste mês, você deve se apresentar à Junta Militar, órgão responsável pelo recrutamento inicial para o serviço nas Forças Armadas, munido com certidão de nascimento (preferencialmente) ou carteira de identidade, uma foto 3 x 4 e um comprovante de residência.

Para quem tem 18 anos, o serviço é gratuito, porém, os jovens que passaram dessa idade pagam uma taxa de R$ 2,40.



A seleção dos alistados acontece de 18 de julho a 30 de setembro. Os candidatos considerados aptos serão convocados em janeiro do próximo ano, enquanto os inaptos vão receber o certificado de dispensa do serviço militar.



História

A obrigatoriedade do serviço militar no Brasil surgiu desde o período das Capitanias Hereditárias, tendo como principal função defender as terras de ataques estrangeiros e indígenas hostis.

Em 1574, a ‘Provisão sobre as Ordenanças' regulamentava o alistamento militar, que determinava que todo cidadão do sexo masculino com idade entre 14 e 60 anos seria obrigado a servir à pátria.

Como uma forma de condicionar a população ao alistamento, uma nova lei, que é valida até hoje, estabeleceu que a admissão para cargos públicos só seria feita se o cidadão estivesse em dia com as obrigações militares.

Promulgada em 1964, a Lei do Serviço Militar foi confirmada na Constituição de 88, reafirmando a obrigatoriedade aos homens a partir dos 18 anos, e isentando mulheres e eclesiásticos.



Parceria

A Junta Militar é uma repartição mantida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Segov), com o objetivo de garantir o cumprimento do dever de todos aqueles que residem na capital de se apresentar às Forças Armadas. 


Na unidade funciona a 1ª Delegacia da 19ª Circunscrição de Serviço Militar, à qual a Junta de Aracaju é subordinada. Ela é responsável por receber o público e realizar o cadastramento e o encaminhamento ao 28º Batalhão de Caçadores, principal unidade do Exército na cidade.


A Junta Militar fica na rua Senador Rollemberg, 77, no bairro São José, próximo à antiga Associação Atlética. O atendimento acontece da segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas, por ordem de chegada. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3179-3752.

Nenhum comentário:

Postar um comentário