quarta-feira, 13 de abril de 2011

Prefeito assina ordem de serviço no Lamarão

Depois de entregar mais de 1.000 moradias a famílias que viviam em áreas de risco no bairro Santa Maria, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou nesta quarta, 13, a ordem de serviço para a construção de um novo conjunto habitacional com 410 casas no bairro Lamarão. Com a obra, centenas de pessoas que antes viviam em barracos erguidos na ocupação Vitória da Resistência, também chamada de Invasão da Salina São Marcos, serão beneficiadas.


Foto: Silvio Rocha

Orçada em R$ 17,2 milhões, a obra de infraestrutura e construção das casas no bairro Lamarão vai acabar com o sofrimento das famílias moradoras da ocupação, que durante quase 10 anos conviveram com a ameaça de despejo. Também vão ser contempladas famílias que vivem em áreas de risco em outros pontos da cidade.

"Hoje tem início uma das obras mais importantes de minha administração. Quando passo pela passarela do bairro Veneza, pela entrada da Soledade, entre outras obras, tenho orgulho de ser prefeito da capital sergipana e de poder dizer que nunca se fez tanto por Aracaju como nos últimos anos. O resultado do nosso trabalho está em toda parte", afirmou o prefeito.

Para ele, a realização do sonho de construir casas para as famílias do Residencial Vitória da Resistência só foi possível graças à mobilização popular. "Quem não se sente vitorioso em entregar tantas casas a famílias que lutaram tanto por isso? Os moradores da antiga ocupação deram um exemplo de resistência e de força de vontade. E é por isso que pisar na lama agora é coisa do passado. Agora todos vocês saberão o que é ter uma moradia digna", disse Edvaldo.

Benefícios

A dona de casa Isabel dos Santos, 40, fez questão de participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para agradecer pessoalmente ao prefeito. "Ainda nem acredito que vou ver meus filhos pisando em um chão firme. É uma bênção enorme, estou alegre de verdade. Quem é que não fica satisfeito recebendo uma casa depois de anos morando em um barraco?", disse emocionada a dona de casa, ao lado dos filhos.

Para o empresário João Carvalho, diretor presidente da Construtora Macedo Engenharia, vencedora da licitação para execução da obra, a construção das casas no bairro Lamarão também beneficiará centenas de outras famílias. "Uma obra como essa tem uma magnitude incrível. Não iremos só construir casas, mas faremos um grande trabalho de pavimentação, drenagem, implantação da rede de esgoto. Para isso serão contratados cerca de 200 trabalhadores, o que se traduz em geração de emprego e renda", afirmou o empresário.

Foto: Silvio Rocha

Obra

As obras de infraestrutura no local onde antes só existiam lama e barracos compreendem os serviços de implantação das redes elétrica, de drenagem, água e esgoto, além das etapas de terraplanagem e pavimentação das vias, urbanização e tratamento de esgoto.

De acordo com o projeto da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), cada casa construída terá dois quartos, banheiro, sala e cozinha. Os lotes têm, em média, 120 m² e 44,87 m² de área construída. A previsão é de que a obra seja concluída em julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário