Powered By Blogger

terça-feira, 26 de abril de 2011

Obras de alunos da rede municipal continuam em exposição

Até o próximo dia 29, os alunos da rede municipal de ensino classificados no ‘I Concurso Yázigi Cores de Aracaju' terão seus desenhos e pinturas em papel expostos no Espaço Cultural Yázigi. Pedro Horácio dos Santos Neto, que cursa o 9º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sabino Ribeiro, no bairro 18 do Forte; Gilenilson Santos de Jesus e Jéferson Alves Rodrigues, alunos do 5º e 8º ano da Escola Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, no bairro Industrial, participaram, no dia 29 de março, de uma oficina de arte coordenada pelo artista plástico Adauto Machado.

Fotos: Walter Martins

Durante o concurso, 200 desenhos e pinturas em papel foram produzidos pelos estudantes das redes municipal e estadual de ensino de Aracaju. Após a avaliação de uma comissão organizadora, 25 produções foram selecionadas, sendo três delas de alunos da rede municipal. "Escolhi o desenho com grafites e explorei ao máximo a dimensão disponível para a confecção da arte. A preservação do meio ambiente foi o tema escolhido para que todos que o visualizassem sentissem vontade de cuidar da linda cidade em que vivemos", explicou Pedro Horácio.

Para o jovem Gilenilson Santos de Jesus, participar de uma oficina de arte é fundamental para o desenvolvimento de meninos e meninas em sala de aula. "Depois de participar do concurso, comecei a interagir mais com os colegas e a desenvolver a criatividade na sala de aula, percebi que o meu olhar sobre a minha cidade mudou e que a arte faz parte de nossa cidade e da nossa vida", afirmou o menino, que utilizou a técnica do desenho com giz de cera para explanar o tema escolhido: ‘A nossa cidade é muito bonita'. 

Valorização

Para a curadora do Espaço Cultural Yázigi, Fátima Basto, o objetivo do concurso é divulgar e valorizar a arte e a cultura, levando coordenadores escolares e professores a estimularem a produção artística nos espaços educativos. "Através da arte é possível exercitar a cidadania e reconhecer novos talentos. Além disso, a educação também é priorizada pelo Yázigi, a partir do momento em que nos dispomos a oferecer a um dos ganhadores um curso intensivo de inglês", ressaltou.


O artista plástico Adauto Machado avaliou como positiva a experiência com os estudantes. "No início, alguns meninos e meninas se sentiram retraídos, mas no decorrer da oficina de arte o manuseio habilidoso de tintas e pincéis foi cada vez mais perceptível, o que tornou a experiência bastante proveitosa não só para os alunos, mas também para mim", confessou Adauto. O Espaço Cultural Yázigi fica localizado na rua Celso Oliva, 497, bairro 13 de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário