Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Arborização e qualidade de vida

A preocupação do século XXI é combinar desenvolvimento com Meio Ambiente. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), desenvolve projetos que recuperam e criam novas áreas verdes na capital.
Fotos: Lízia Martins

Tudo começa no horto municipal, que funciona no Parque Augusto Franco (Sementeira) e é gerenciado pela Emsurb. Ele atua como um posto de cultivo e armazenamento de mudas de espécies ornamentais e arbóreas que abastecem as unidades e secretarias do município, além dos logradouros públicos da cidade. Praças, ruas e avenidas recebem, semanalmente, uma equipe de 12 funcionários que fazem o plantio e a manutenção das espécies vegetais.


"Há uma programação semanal com os locais onde a equipe do horto irá atuar. Em 2009 e 2010 foram produzidas cerca de 15 mil mudas. Só este ano já foram 2 mil mudas. Embora exista uma grande quantidade de espécies vegetais, o horto não é autosuficiente e algumas espécies são doadas por entidades particulares", explica Francisco Ney, gerente de Áreas Verdes do município.

Projetos Educativos

 Em parceria com escolas públicas municipais, o horto promove intervenções no projeto paisagístico das unidades de ensino e atua em atividades de conscientização ambiental entre os alunos. Todo o material de trabalho e mão-de-obra empregada nesses projetos são fornecidos pela equipe da Emsurb. Ainda segundo Francisco Ney, a intenção é criar nas escolas um ambiente que estimule os alunos a cuidar do Meio Ambiente.


Conscientização

Mesmo com o intenso trabalho de recuperação e plantio em ruas e avenidas da capital, a equipe do horto tem encontrado dificuldades devido à ação de vândalos. A compreensão da sociedade em colaborar com a conservação das espécies plantadas é a única alternativa para garantir bons resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário