Powered By Blogger

terça-feira, 3 de maio de 2011

Prefeitura investe na atração de turistas

A capital sergipana vem se consolidando como um dos principais destinos turísticos do país. De acordo com a ‘Comunidade dos Viajantes', página dentro do portal do Ministério do Turismo onde é possível compartilhar experiências de viagens, Aracaju é um dos locais mais tranquilos, limpos e belos do Brasil. Por isso a cidade aparece como o destino mais comentado da página. Já o site de reservas ‘hoteis.com' divulgou recentemente que Aracaju é o sétimo destino mais procurado do mundo. A capital sergipana aparece na mesma lista que Paris, Milão e Rio de Janeiro.
Foto: Silvio Rocha

O destaque alcançado pela cidade da qualidade de vida não é à toa. Nos últimos cinco anos, investimentos vultosos em obras estratégicas têm ajudado a alavancar o turismo. Uma das grandes realizações da Prefeitura de Aracaju foi a Orla Pôr do Sol, localizada às margens do rio Vaza Barris, no Mosqueiro. Inaugurada há quase cinco meses, o local já se tornou um dos principais cartões postais da capital sergipana. A nova orla tem parque infantil, ponto de apoio para pescadores, posto policial, ciclovia, calçadão, atracadouro e píer.

A beleza do pôr do sol no rio Vaza Barris aliada aos atrativos da estrutura tem atraído cada vez mais pessoas ao local. "A orla ficou bacana. Comparado ao que era antes, melhorou 100%. Agora temos um lugar muito bom para conversar com os nossos amigos e observar as crianças brincando", afirma a garçonete Valesca Santos, 22. O presidente da Associação de Moradores do Mosqueiro, Odilon Gomes Santos, concorda com Valesca. "O fluxo de turistas tem aumentado significativamente. Todos querem apreciar o nosso pôr do sol, que está entre os mais bonitos do país", diz Odilon.

Na Orla Pôr do Sol os visitantes também contam com um ponto de apoio turístico. A equipe do local está preparada para passar informações sobre todos os atrativos da capital. "Os turistas que vêm à orla querem dicas sobre outros locais para passear, lugares para comer e outras informações turísticas. Prestamos esse serviço com o intuito de fortalecer o turismo na cidade", diz a atendente do posto, Raquel Lorena Ribeiro.

Foto: Alejandro Zambrana

Outras obras

Outras obras têm contribuído para criar uma boa imagem da cidade país afora. Duas delas foram concluídas recentemente e estruturaram melhor o litoral aracajuano para receber a população local e turistas de todas as partes do país: a construção do deque do Banho Doce e a reurbanização da orla da praia de Aruana.

Com dois quiosques para a venda de coco e uma passarela de madeira, o deque proporciona aos banhistas um ambiente agradável de descanso e contemplação. Já a nova orla da Aruana, que agora conta com 17 novos quiosques, valorizou a paisagem e irá estimular a atividade comercial na área.

Foto: Silvio Rocha
Sinalização turística

Para orientar os visitantes, a Prefeitura de Aracaju está implantando a sinalização turística da cidade. Ao todo, estão sendo instaladas 176 placas em todos os pontos turísticos, incluindo as praias, os mercados municipais, a orla do Bairro Industrial e a Colina do Santo Antônio, além de parques, praças, shoppings centers e calçadão da 13 de Julho.

Para a diretora de Turismo da Fundação Municipal de Cultural, Turismo e Esportes (Funcaju), Tanit Bezerra, a sinalização é fundamental para o turismo em Aracaju. "Essa iniciativa auxilia a locomoção de todos que transitam pela cidade. Além disso, é possível divulgar nossos atrativos e fazer com que as pessoas voltem ou indiquem a cidade para familiares e amigos", diz a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário