quarta-feira, 1 de junho de 2011

Transmissão On Line do X Fórum do Forró

Iniciando a programação de festejos juninos na capital, a Prefeitura de Aracaju/Funcaju realiza a partir de hoje(1º) a 10ª edição do Fórum do Forró. O evento segue pelos próximos dias, 2 e 3 de junho.

Nesta edição, quem não puder conferir pessoalmente o Fórum do Forró vai ter a oportunidade de assistir às apresentações e participar dos debates através da transmissão online. Acessando o link disponibilizado pela Funcaju (http://www.alfamatv.com.br), o internauta poderá assistir ao evento durante os três dias de programação, enviando perguntas, sugestões e comentários.


O objetivo do X Fórum do Forró é reunir pesquisadores, artistas, forrozeiros e, principalmente, a sociedade numa discussão a respeito da história e dos rumos da música mais tradicional do Nordeste, além de homenagear grandes nomes do forró.

Este ano, o evento acontece no Centro de Convenções de Sergipe e os homenageados serão o pernambucano Zé Dantas, grande parceiro de Luiz Gonzaga e o sergipano Josa, ´o vaqueiro do sertão´, que completou 82 anos em março.

Homenageados

* Zé Dantas (José de Souza Dantas Filho), nasceu no município de Carnaíba/Pernambuco em 1921 e faleceu em 1962. Foi compositor, poeta e folclorista fundamental para a fixação do baião como gênero de sucesso. Junto a Luiz Gonzaga compôs inúmeros sucessos como "Vem Morena", "A Dança da Moda", "Riacho do Navio", "Vozes da Seca", "A Volta da Asa Branca", "ABC do Sertão", "Cintura Fina", "Sabiá" entre tantos outros. Em 2011, Zé Dantas completaria 90 anos.

* Josa, ‘o vaqueiro do sertão’ (José Gregório Ribeiro) nasceu em 1929, em Simão Dias/ Sergipe. Em Aracaju, passou a apresentar um programa na Antiga Rádio Difusora, hoje Aperipê, onde por 25 anos manteve o programa “Festa na Casa Grande”. Gravou seu primeiro disco, um compacto simples, “Fazendo Zabumba”, em companhia de Luiz Gonzaga. Fez várias tournées e chegou a se apresentar no programa de Abelardo Chacrinha Barbosa no Rio de Janeiro. Em 1968 decidiu não gravar novos discos pois não cantaria músicas de duplo sentido. A partir de então, passou a se apresentar em touradas, vaquejadas e circos de diversos tamanhos nos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe

Programação completa:


Dia 1 de junho

19h - Abertura: Prefeito Edvaldo Nogueira e Presidente da Funcaju, Waldoilson Santos Leite.
19h30 - Vídeo: "Retrospectiva dos 10 anos do Fórum do Forró" (Produção: Paulo Corrêa)
19h50 - Palestra: "Os 10 anos do Fórum do Forró", com Bráulio Tavares (escritor, compositor e teatrólogo) e Targino Gondim (cantor e produtor do Festival Internacional da Sanfona)
21h10 - Debate
21h40 - Lançamento do CD ‘Vozes e Toques Sergipanos Vol. 2'
22h - Show com artistas do CD ‘Vozes e Toques Sergipanos Vol. 2'

Dia 2 de junho

19h30 - Palestra: "Zé Dantas - os 90 anos do Doutor do Baião", com Xico Bezerra (jornalista, radialista e compositor) e a participação especial de D. Iolanda Dantas (viúva de Zé Dantas)
20h50 - Debate
21h30 - Show com o Quinteto Sanfônico em homenagem a Zé Dantas

Dia 3 de junho

19h - Palestra: "Para onde vai o forró? - Os novos rumos da música nordestina", cm Expedito Leandro (professor da Universidade de Santo Amaro/SP e autor do livro ‘Forró no Asfalto') e Eliezer Setton (cantor e compositor)
20h20 - Debate
20h50 - Depoimento sobre a vida e obra de Josa ‘O Vaqueiro do Sertão', com Joseane de Josa, Erivaldo de Carira e Clemilda
22h - Show com artistas sergipanos em homenagem a Josa.

Transmissão ao vivo: http://www.alfamatv.com.br. Mais informações: (79)3179-3695.

Nenhum comentário:

Postar um comentário