Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mais de 22 mil pneus são recolhidos em Aracaju

Os pneus em desuso espalhados pela cidade estão na lista dos problemas ambientais e de saúde pública. Para controlar esse descarte feito inadequadamente, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem realizado, desde 2007, a coleta dos pneus descartados, que são encaminhados para a reciclagem.

Nos cinco primeiros meses do ano, o programa de recolhimento de pneus registrou um aumento de 12,66% em relação ao mesmo período de 2010. O total de pneus coletados de janeiro a maio deste ano já passa da metade do registrado em todo o ano de 2010, totalizando 22.743 coletados este ano.

Fotos: Ascom/SMS

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taíse Cavalcante, explica o objetivo do programa. "O pneu é um dos locais de mais fácil proliferação do mosquito transmissor da dengue, pois é escuro, acumula água e está em desuso. Normalmente os pneus são guardados nos quintais das residências ou jogados em terrenos baldios, o que não é adequado", explica a coordenadora.

"Além de diminuir o impacto ambiental, a coleta de pneus em desuso evita também os locais de proliferação do Aedes aegypti, ajudando a controlar a doença. Essa é uma iniciativa correta tanto para o meio ambiente como para a saúde da população", diz o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.


Programa


Em março de 2007, a Prefeitura Municipal de Aracaju criou o programa de coleta, armazenamento e repasse dos pneus em desuso para empresas de reciclagem, conforme a resolução número 258/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. De 2007 para 2010, foram recolhidos quase 136 mil pneus das vias públicas da cidade.

Fotos: Ascom/SMS

Hoje Aracaju é ponto de coleta da Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos (Anip), onde os pneus são recolhidos e destinados a um Ecoponto da cidade. No caso da capital, o local é situado no bairro Santa Maria, onde os pneus ficam armazenados da forma correta até serem enviados para a reciclagem.

De acordo com Taise Cavalcante, o caminhão da SMS passa semanalmente pelos bairros da cidade realizando a coleta dos pneus. Essa coleta é feita em pontos cadastrados, a exemplo de borracharias, postos de gasolina e ferro velho. Para fazer o cadastramento de pontos coletores de pneus, o cidadão pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses, no telefone (79) 3179-3565 ou para a Central de Atendimento ao Cidadão da Emsurb, através do telefone 0800-284-1300.

Confira abaixo o itinerário do caminhão da SMS pelos bairros por Aracaju

Segunda-feira:

Bairro América;
Capucho;
Novo Paraíso;
Siqueira Campos;
Getúlio Vargas;
José Conrado de Araújo;

Terça-Feira:
Olaria;
Bugio

Fonte: http://www.aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário