Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de julho de 2011

VIII Conferência Municipal de Assistência Social acontece na próxima semana

Nos dias 20, 21 e 22 deste mês, a política de Assistência Social vai dar um grande salto rumo ao aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Nesse período será realizada a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema central ‘Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores'. O objetivo é avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do SUAS na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Sergipe, localizado na Av. Tancredo Neves, n° 4444, no Distrito Industrial de Aracaju (DIA).
Pré-Conferências foram realizadas em Junho
(Fotos: Ascom/Semasc)

Cerca de 300 pessoas, divididas entre 250 delegados e 50 convidados participam do evento. Para a mesa de abertura, foram convidados representantes do Governo do Estado de Sergipe, da Prefeitura de Aracaju, dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal, da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), também vereadores, Senado e deputados de Aracaju. O primeiro debate traz como tema 'Os avanços na Consolidação do Sistema Único da Assistência Social- SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios'.

No segundo dia, os debates tratarão das ‘Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS', ‘Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais', ‘Fortalecimento da participação e do controle social' e ‘A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil'. Para a discussão desses temas, foram convidados: José Ferreira da Cruz, Eliane Aquino, Bosco Rolemberg, Ana Caroline Trindade dos Santos, Vera Núbia Santos, Cristiane de Oliveira Ferreira, Ana Cleuza Serra Mesquita, Kleber Fernandes de Oliveira, Edelvaisse Mendonça Ferreira e Kátia Maria Araújo Souza. O terceiro e último dia vai ser marcado pela eleição de delegados para a Conferência Estadual.

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cristiane Ferreira, as expectativas são as melhores possíveis. "Espero que nós possamos fazer uma grande Conferência, o que de fato será, e que haja esse espaço de negociações sobre o trabalho do SUAS para haver o aprimoramento dos serviços prestados aos usuários da política de assistência", afirmou.


Retrospectiva

As pré-conferências contaram com a participação de presidentes, técnicos da assistência social, educadores, usuários dos serviços de assistência social e comunidade em geral. As atividades foram desenvolvidas com o apoio de órgãos governamentais, a exemplo das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Educação, Comunicação e Administração, Procuradoria do Estado de Sergipe e Universidade Federal de Sergipe, além de instituições não governamentais que desenvolvem trabalhos na área da assistência social.

Durante as pré-conferências foram discutidos os subtemas ‘Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas'; ‘Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais'; ‘Fortalecimento da participação e do controle social'; e ‘A centralidade Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário