Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra


Zumbi Sergipano
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Coordenadoria da Igualdade Racial (Copir) da Secretaria Municipal de Participação Popular, realiza uma série de atividades que têm início nesta quinta-feira, 17, e vai até o dia 21. 

Sob o tema 'Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa', o objetivo da programação é chamar à atenção da sociedade para os problemas no tocante ao racismo e ao preconceito contra os diversos grupos étnico-sociais. A primeira atividade da programação ocorre no CIC, às 8h30, com a realização do Dia do Cinema Afro-Aracajuano, onde haverá uma mostra de documentários sobre capoeira. Também nesta quinta, às 18h, acontece a Homenagem aos Ogãs, no Centro de Criatividade.
Sonia Oliveira e Martha Sales - Sociedade Omolàyié (Foto: Marcelle Cristinne)
De acordo com o coordenador da Copir ,Florival de Souza Filhos, as atividades contam com a participação dos grupos Ouro Negro, Omolayê e Conen. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) também integra o grupo que participará das discussões. O destaque da programação fica com a grande caminhada contra o racismo e a intolerância, que promete reunir milhares de pessoas ligadas a movimentos sociais e estudantes.
Florival de Souza Filho, coordenador de Igualdade Social de Aracaju (Foto: Silvio Rocha)
 Ainda segundo Florival, a realização desse evento demonstra a preocupação da Prefeitura em abrir espaço para o diálogo com uma parcela dos movimentos sociais que antes estavam distantes do poder público, posto que o racismo, assim como em todo o país, ainda é muito forte. “É um ato de avanço nas políticas voltadas à população negra. A iniciativa é de um protagonismo importante para esses movimentos. A discriminação racial prejudica a todos”, pondera o coordenador da Copir.

Programação

17/11/2011
8h30 - Dia do Cinema Afro-Aracajuano/Mostra de Documentários - A Roda da Lei e no Caminho da Ginga: As Negras Raízes da Capoeiragem em Sergipe
Local
: CIC – Centro de Convenções – Distrito Industrial de Aracaju

18h - Homenagem aos Ogãs
Local: Centro de Criatividade

18/11/2011
14h30 - Caminhada contra o Racismo e a Intolerância Religiosa
Local: Praça da Bandeira (concentração)

21/11/2011
9h30 – Sessão Especial sobre o racismo e a intolerância religiosa e Homenagem aos líderes da luta contra o racismo e intolerância em Aracaju
Local
: Câmara Municipal de Aracaju

18h – Rua da Cultura Negra
Local: Mercado Central


Nenhum comentário:

Postar um comentário