Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Programa ´Paz na Escola´

Por Illton Duarte
E-Aju/Secom PMA

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lançou, no primeiro semestre deste ano nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Aracaju, uma Comissão de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes visando à implementação do ´Programa Paz na Escola´.

Fotos: Walter Martins

De acordo com a secretária de Educação, Josevanda Franco, o objetivo do programa é distanciar as unidades públicas de ensino da situação de vulnerabilidade, a fim de proporcionar melhores condições de aprendizagem para crianças e adolescentes. “O nosso propósito é contribuir com a efetivação das ações de enfretamento da violência e envolver todas as comunidades escolares nesse processo”, garantiu Josevanda.


O programa abrange quatro eixos: proteção aos direitos, cultura e arte, esportes e capacitação. A finalidade é reforçar o papel da escola no processo de fortalecimento das relações sociais e aprimorar os conhecimentos que envolvem a defesa dos direitos das crianças e jovens, além de oportunizar experiências de atividades integradas e socializadoras.




De início as ações se concentrarão em quatro escolas: Emef Profª Maria Thétis Nunes, no bairro América; Emef Manoel Bomfim, no bairro Bugio; Emef Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio; Emef OviêdoTeixeira, no bairro Olaria/loteamento São Carlos. Outras unidades de ensino também serão contempladas. Ao todo, mais de 27 mil alunos serão beneficiados.


A ação é uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Sest/Senat, Instituto Recriando, Federação dos Bandeirantes do Brasil, o Centro de Artes e Comunicação da Semed e o Sistema de Aviso Legal por Violência e Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente (Salve).

Nenhum comentário:

Postar um comentário