quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Turistas preferem o São João de Aracaju

Segundo pesquisa elaborada pela Embratur em parceria com a Unesco, Aracaju aparece em posição de destaque com relação ao número de visitantes durante os festejos juninos. Em comparação às cidades de Campina Grande e Caruaru, que tradicionalmente realizam grandes eventos no período, a capital sergipana apresentou um índice de 52,2% de turistas nacionais, enquanto outros destinos tiveram 37,7% (Campina Grande) e 16,9% (Caruaru).

As informações fazem parte de um amplo diagnóstico sobre o Comportamento do Turismo Cultural Internacional. O objetivo era analisar o perfil e comportamento do turista, identificando sua origem, motivação de viagem, seus hábitos de consumo e perfil socioeconômico. Os resultados acabaram servindo de parâmetro para a criação de estratégias de divulgação e desenvolvimento para o setor.
Foto: Pedro Leite
Os dados coletados foram referentes às edições dos festejos de 2008, entre os dias 21 a 29 de junho, em cidades do Norte e Nordeste com eventos culturais de grande expressividade, como é o caso de Parintins (AM), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), São Luís (MA) e Aracaju (SE). Na oportunidade, foram aplicados questionários com os frequentadores da festa, além de uma abordagem direta a mais de quatro mil pessoas em que se investigou a procedência de origem.

O coordenador de marketing da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Carlos Nascimento, acompanhou o processo de execução da análise, prestando auxílio aos pesquisadores durante o período da coleta de dados. De acordo com Carlos, a participação de Aracaju como um dos dados de amostragem da pesquisa representa um significativo ponto positivo, ainda mais quando poucas cidades da região foram avaliadas sob a perspectiva do turismo cultural.
Foto: Silvio Rocha
"Se observarmos que a pesquisa enfatiza a análise de eventos de grandes expressividades regionais e nacionais, já é possível destacar o aparecimento da capital como um dos locais investigados. Isso só reforça a relevância do turismo no Estado, inclusive em Aracaju que, atualmente, aparece como referência de cidade estruturada, com infraestrutura completa e que contempla uma diversidade de passeios", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário