Powered By Blogger

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Coleta seletiva em Aracaju


Por Illton Duarte
E-Aju/Secom PMA

O ato de reciclar vem fazendo parte cada vez mais da rotina dos aracajuanos. Material velho como papel, vidro, metal e plásticos passam a ser matéria prima para a produção de novos produtos e artefatos. Em muitos Estados o lixo é fonte de riqueza para centenas de pessoas e por isso, é necessário separar de maneira correta. Em Aracaju a coleta seletiva foi iniciada desde 2001 e de lá pra cá a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem realizando alguns trabalhos desta prática consciente.

Fotos: Ascom/Emsurb

Uma das iniciativas da Emsurb é o Projeto ´Cidade Limpa´, que entrou em vigor em fevereiro deste ano, cujo objetivo é orientar e conscientizar o cidadão sobre a coleta seletiva. Para isso, equipes compostas por agentes e educadores ambientais percorrem as ruas do bairro que será inserido no programa. É feito o mapeamento do bairro para o trabalho educativo junto a carroceiros, escolas, condomínios, além de diversas associações, empresas e instituições. A meta é de que até dezembro deste ano todos os bairros sejam atendidos.

Todo material recolhido nos bairros pela Emsurb é encaminhado para à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), localizada no bairro Santa Maria. A Care foi instituída como parte do Projeto ´Lixo e Cidadania em Sergipe´, coordenado pelo Ministério Público de Sergipe, em parceria com Universidade Federal de Sergipe, Prefeitura de Aracaju, Unicef, dentre outras empresas.


A Cooperativa visa a inclusão social dos catadores de lixo mediante a construção de uma unidade produtiva para o beneficiamento e comercialização de material reciclável, em condições mais dignas de trabalho e como forma de proporcionar melhoria no nível de renda das famílias.

Atualmente a Care conta com 84 cooperados, que separam e selecionam o material reciclável proveniente dos bairros, condomínios, órgão e empresas inseridos no sistema de coleta seletiva implantado pela Prefeitura/Emsurb e de doadores que mantém relação direta com a Cooperativa. O resultado da venda deste material é distribuído entre os associados de acordo com a produção de cada um, superior inclusive ao que conseguiam com a venda para intermediários e agora em condições adequadas de trabalho.


Alguns benefícios da reciclagem

- Assegura renda a milhares de pessoas. Cerca de 160 mil pessoas vivem exclusivamente da coleta de latas de alumínio e atividades relacionadas com a reciclagem no Brasil, constituindo fonte permanente de ocupação e remuneração;

- Estimula a consciência ambiental da população e das empresas, que passaram a ter um comportamento responsável em relação ao Meio Ambiente. Programas específicos de educação ambiental e de reciclagem - desenvolvidos por empresas do setor, em parceria com escolas, clubes e entidades beneficentes -, têm despertado o interesse cada vez maior da sociedade pela reciclagem;

- Reduz o volume de lixo gerado, contribuindo para a questão do tratamento de resíduos resultantes do consumo; 


Você pode conferir em qual dia da semana o caminhão seletor passa pelo seu bairro. Basta telefonar para Assessoria Técnica da Emsurb pelo telefone 3179-7001. Outra forma é entrar em contato com a Care: 3243-1581 / 9138-5905. Além disso, você pode marcar a coleta de resíduos residenciais ou empresariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário