Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

NPD Orlando Vieira comemora seis anos

Por Illton Duarte
E-Aju/Secom PMA

Hoje(20), às 9h, no Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira realiza uma palestra sobre ´Políticas Públicas para o Audiovisual´, com a participação da coordenadora de Audiovisual da Secretaria de Estado da Cultura de PE, Carla Francine. O evento marca também os seis anos de atividades do NPDOV, que acontece no próximo sábado(22).

 
Fotos: Ascom/Funcaju

Carla Francine é jornalista, formada em 1993 pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap e já participou das equipes de produção das séries Expresso Brasil(1997) e Mestres de Ofícios(1998). Coordenou a produção das séries Indústria Cultural no Brasil(2000) e Nordeste Feito à Mão(2001), todas exibidas na TVE, dentre outras produções.



Proposta

Inaugurado em 2006 com a proposta de alavancar a produção independente local, o NPDOV integra a Rede Olhar Brasil, fruto de uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Prefeitura de Aracaju/Funcaju. O Núcleo exibe vídeos e oferece durante todo o ano cursos e oficinas gratuitos para capacitação e formação de novos profissionais. 


Além de formar profissionais, o Núcleo de Produção Digital busca ampliar os espaços voltados ao debate e à exibição de vídeos, bem como formar público por meio de projetos como ´Um Mergulho no Cinema´, ´Chá de Cadeira´ e ´Paralela Infantil´.

Nos últimos anos o NPD também foi palco de vários acontecimentos, a exemplo de palestras, debates e mostras. Foram 29 ações com um público médio de quase 1.800 pessoas. Além disso, foram produzidos 18 curta-metragens e 18 co-produções, incluindo os cinco vídeos contemplados pelo edital da Funcaju em 2007. O NPD Orla Vieira fica localizada na rua Lagarto, 2161, bairro Salgado Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário