Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Projeto de contenção da Praia 13 de Julho

Por Illton Duarte

Para acabar com os transtornos causados pelo avanço do mar, no calçadão da 13 de Julho, o prefeito Edvaldo Nogueira apresentou aos aracajuanos um projeto de defesa litorânea para contenção da maré. Na ocasião, Edvaldo reuniu técnicos e a imprensa. A área corresponde a uma faixa que vai desde o Mirante da 13 até o Iate Clube de Aracaju.

Fotos: César de Oliveira

De autoria da arquiteta e urbanista Angélica Rocha, a obra tem valor estimado em R$ 2 milhões, com prazo de execução de seis meses. "Além de solucionar o problema, vamos oferecer ainda mais beleza à nossa cidade. Aracaju vai ganhar mais uma área de lazer e que será uma extensão dos calçadões já existentes e irá da curva do Iate Clube até a Atalaia, ou seja, mais um importante elemento pra melhorar o turismo e a qualidade de vida na nossa cidade", concluiu Edvaldo.

Armando Brito, técnico responsável pelo projeto

De acordo com o técnico da empresa Geotec, Armando Brito, foram estudados aspectos das marés e estudos sedimentológicos. Além disso, foram feitas várias sondagens na lâmina d´água, a topografia na presença de água para conhecer as profundidades; em seguida o projeto, que visa afastar o impacto das ondas sobre a murada.

"Essa murada constitui a última defesa do bairro 13 de Julho. O muro longitudinal aderente tem a função de absorver o impacto das ondas, para não afetar o aterro, mas ele por si só estaria vulnerável ao impacto das ondas, por isso criamos os espigões transversais ao muro, que têm a função, tanto de reforçar a estrutura do muro, como também dissipar o efeito das ondas", explicou Armando.

  
Novo calçadão

Além de proporcionar segurança a todos os moradores do local, a Prefeitura de Aracaju também irá realizar um Projeto de Urbanização da área, recuperando o potencial turístico e de lazer da antiga Praia Formosa, ponto de encontro de muitos sergipanos na década de 50.

O novo ponto turístico terá ciclovia, calçadão, pier, lago com túnel d´água e deque, equipamentos de ginástica específicos para idosos, pergolados, ponto de ônibus, redários, quiosques, paisagismo, iluminação, acessibilidade, estacionamento e sinalização. Além das amplas áreas de vivência (com mesas e bancos), de contemplação, de recreação infantil com castelo encantado e esportiva com calçadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário