Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Saúde do Homem será apresentada ao Ministério da Saúde do Chile

Fotos: Ascom/SMS

No próximo dia 9 de outubro, gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentam para representantes do Ministério da Saúde do Chile e do Brasil mais uma experiência exitosa de promoção à saúde e prevenção junto à população da capital sergipana. As ações promovidas por meio do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem da Prefeitura de Aracaju vão ser expostas em Brasília (DF) durante o Encontro de Cooperação Técnica entre Brasil e representantes da saúde pública do Chile.


O evento integra a parceria conhecida como 'eixo Sul-SUL' entre o Brasil e o Chile. Durante o encontro, os dois países buscam socializar experiências produtivas na área da Saúde do Homem para implantação de melhorias nos sistemas públicos de saúde.

No cenário nacional, o programa mantido pela Prefeitura de Aracaju figura entre as cinco experiências exitosas do Brasil no eixo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, dividindo o ranking com o Estado e o município do Rio de Janeiro; Curitiba e Manaus.


Coordenador do Programa Saúde do Homem, Fabrício Almeida

O coordenador do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem, Fabrício Almeida, destaca que dos avanços atingidos desde a implantação do programa em 2009 estão ações pautadas no olhar ampliado sobre a saúde masculina. Ele conta que as ações itinerantes sobre saúde do homem têm sensibilizado profissionais e usuários das unidades de saúde da capital.

O programa faz uso de várias estratégias como: rodas de conversa nas unidades de saúde; palestra sobre “Orientações para uma vida saudável” levada a ambientes públicos e empresas; Seminários com profissionais da Saúde e eventos comemorativos mobilizando a população em datas importantes como Dia Nacional do Homem (15/07), Dia dos Pais e Dia internacional de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata (17/11).

“Em cada atividade desenvolvida buscamos sensibilizar usuários e profissionais de Saúde para a reflexão de temas importantes para a saúde do homem, como: adoção de hábitos saudáveis, paternidade responsável, prevenção de violências e acidentes, assim como estimulando a visita regular à Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa”, destaca Fabrício Almeida.

Roda de conversa dos profissionais da saúde

A referência técnica Francileide Lôbo acrescenta que somar forças às políticas públicas locais focadas no público masculino é princípio fundamental para promoção da saúde. “É sabido que os fatores que mais causam mortes de homens no Brasil são violências, acidentes, doenças cardiovasculares e tumores. Dos agravos em saúde, costumamos esclarecer que até o câncer pode ser 100% curável se tratado e diagnosticado cedo. A saúde do homem vem justamente alertar a sociedade de que homem que não se cuida acaba perdendo o melhor da vida”, explica.

Objetivo e Parcerias

“O Programa Saúde do Homem de Aracaju é pautado principalmente na perspectiva de garantir o acesso e a integralidade da população masculina aos serviços de saúde", destaca a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira. Outra estratégia que tem potencializado as ações do Programa é a intersetorialidade, através da parceria firmada com outros setores da Secretaria, como o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (NUPEVA) e o Programa Saúde da Mulher (incentivo da participação do homem no Pré-natal e ação conjunta pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher – (06/12).


Nenhum comentário:

Postar um comentário