Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Semana da Acessibilidade promove ações em prol da cidadania

Por Priscila Viana
Flash Comunicação

"Por um mundo sem barreiras para inclusão plena" é o tema da 6ª Semana da Acessibilidade, que será realizada de hoje(17) até dia 21, em Aracaju. Promovido pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e patrocinado pelo Instituto GBarbosa (IGB), o evento irá reunir acadêmicos, técnicos, além dos conselhos estaduais e municipais, empresas privadas e a sociedade civil em um amplo debate sobre a garantia de direitos do livre acesso ao pessoa com deficiência.



Durante toda a semana, serão realizadas atividades educativas e de conscientização. A abertura acontecerá às 14h de hoje(17), no Hotel Quality, com a famosa palestra com Steven Dubner, fundador da Associação Desportiva para Deficientes: “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. “A palestra do Steven Dubner é conhecida nacionalmente, fizemos um esforço muito grande para trazê-lo a Sergipe. Com certeza ele irá enriquecer a Semana da Acessibilidade e mostrar exemplos de superação a todos os presentes”, afirma o gerente de Responsabilidade Social do GBarbosa, Fábio Oliveira.

Um feirão de oportunidades para as pessoas com deficiência fechará os trabalhos do primeiro dia de evento. Já no segundo dia, o destaque do evento será a Tarde do Paradesporto, às 14h, na quadra de esportes do Instituto Federal de Sergipe. Entre as atividades, serão realizadas competições de volley sentado, goalboll e basquete em cadeira de rodas.

“Nossa intenção é coroar esta união de esforços em benefício da pessoa com deficiência, que precisa ser respeitada e ter acesso a tudo. A deficiência, seja ela qual for, não limita o cidadão, mas, ao contrário, demonstra sua vontade e determinação”, garante Gorete Medeiros, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Foto: Ascom/Semasc

Troféu Pipiri

Além da palestra e das atividades esportivas, a Semana da Acessibilidade promete despertar muita emoção com a entrega do Troféu Pipiri “Gente que faz a diferença”, concedido a pessoas que superaram adversidades e fazem a diferença na sociedade quando o assunto é a promoção e o enriquecimento dos debates em torno da acessibilidade.

“Todos os concorrentes ao Prêmio Pipiri merecem nossa admiração, pois são vencedores. É por ouvir tantas histórias de bravura que o IGB ajuda a levantar mais esta bandeira. Por isso, estamos ansiosos pela entrega do prêmio” ressaltou o gerente de Responsabilidade Social do GBarbosa, Fábio Oliveira.

Já na quinta-feira, 20, as atividades se descentralizarão entre os municípios de Lagarto, com uma palestra sobre mobilidade urbana, e em Canindé do São Francisco, com a 5ª Caminhada referente ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento se encerrará na sexta, dia 21, com a realização da tradicional Caminhada da Superação, às 14h, na Praça da Bandeira, com destino à Praça Fausto Cardoso.

Despertar e Aprender

O Instituto GBarbosa se envolve com a questão desde 2006, quando iniciou seu projeto Despertar e Aprender, que capacita e insere pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Hoje, o trabalho é um case de sucesso e já capacitou 196 alunos em parceria com o Senac, entre deficientes físicos, auditivos, intelectuais, visuais e pessoas com síndrome de Down. No momento, 15 alunos passam pelo projeto de capacitação em Fortaleza, no Ceará, com parceria do Recanto Psicopedagógico, e a 2ª turma acaba de ser iniciada em Feira de Santana, na Bahia, com 21 alunos, com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Nenhum comentário:

Postar um comentário