Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Melhoria na #MobilidadeUrbana

 
imagem:Emurb


                                                                      Por Illton Duarte
                                              E-Aju/Secom PMA


Muita gente já notou que, nos feriadões prolongados e em alguns finais de semana, o trecho da avenida Tancredo Neves, próximo ao viaduto do Detran, fica interditado. Pois é, nesta sexta- feira, 26, não será diferente. E por isso o fechamento começa às 9h e vai até as 17h. No sábado, 27, o horário será o mesmo; no domingo, 28, o trânsito já estará liberado para o fluxo normal de veículos. De fato, isso acontece em função do avanço da obra de duplicação do viaduto, que por mais que incomodem são necessárias para a melhoria da mobilidade urbana em Aracaju. Enquanto as mudanças ocorrem, é necessário fazer desvios.

De acordo com o diretor de Trânsito da capital, major Paulo Paiva, as intervenções são necessárias para garantir que os condutores trafeguem com segurança no entorno do canteiro de obras, e por isso são utilizados alguns finais de semanas e feriados. "Iremos começar os trabalhos após o horário de pico e finalizar antes para que não ocorram congestionamentos, já que um outro trecho da avenida Tancredo Neves, na altura do cruzamento com a avenida Iolanda Pinto, próximo à Contorno Veículos, encontra-se também interditada ". Ainda de acordo com major, as intervenção são realizadas para garantir a segurança dos condutores que ali trafegam, já que vigas que compõem a estrutura do viaduto, pesando 34 toneladas e medindo 27 metros cada, estão sendo instaladas.

Foto:Ascom/Emurb

Desde o início da sua primeira intervenção, realizada no mês passado, não foi registrada nenhuma ocorrência séria de trânsito no local. A obra faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana e estas ações vão impactar na qualidade de vida de quem transita pela cidade. O viaduto será um moderno conjunto urbanístico e arquitetônico que ligará a região central da cidade aos bairros da Zona Sul. Além disso, a obra vai criar um novo corredor que interligará a av. Iolanda Pinto e a av. Heráclito Rollemberg aos bairros Inácio Barbosa e Farolândia.

A obra está a todo vapor e muito em breve será entregue aos aracajuanos. Enquanto isso, 40 profissionais intensificaram os trabalhos na conclusão das construções da terra armada e pré-lajes. Já foram construídas cerca de 400 placas e 824 pré-lajes. Cerca de R$26,8 milhões estão sendo investidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra envolverá não só a construção do viaduto, mas também ampliará os espaços alternativos de mobilidade através da construção de ciclovia.

Imagem: SMTT

Novos sentidos e desvios

Nas proximidades do canteiro de obras a pista da Tancredo Neves, no sentido DIA/Detran, será colocada em mão dupla nos dias e horários estabelecidos para o fechamento do viaduto. Os condutores que vêm da avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), sentido Detran, deverão desviar na rua Moizete Mendonça, que durante a intervenção terá seus sentidos alterados para garantir o acesso dos condutores a avenida Tancredo Neves.

Para acessar os conjuntos JK e Sol Nascente, os condutores poderão utilizar retorno em frente à concessionária Toyota, na Tancredo Neves, que permanecerá aberto nos dois sentidos e entrar na  rua João do Ouro (rua lateral ao Mercantil Rodrigues).


Nenhum comentário:

Postar um comentário