Powered By Blogger

terça-feira, 23 de outubro de 2012

SMS inicia a III Semana de Prevenção de Câncer de Boca



Foi aberta na manhã desta segunda-feira, 22, pela secretária Municipal de Saúde (SMS), a III Semana de Prevenção de Câncer de Boca. O evento aconteceu na Unidade de Saúde da Família  (USF) Oswaldo de Souza no bairro Getúlio Vargas.  Da ação, a SMS, conta com a parceria do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe (CRO-SE) e ainda com o apoio do  Hospital Cirurgia, Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e da Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE). A Semana de Prevenção de Câncer de Boca  vai até a próxima sexta-feira, 26.
                                                                      


Fotos: (SMS/Ascom)
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Stella Maris, o objetivo da semana é conscientizar a população sobre os riscos do câncer de boca, além de explicar suas causas e melhor meio de prevenção. "O câncer de boca é o oitavo mais comum no mundo, e está entre as dez mais frequentes no Brasil. Por isso, a busca e a orientação sobre o câncer de boca já fazem parte da rotina das USF. Mas, nesta semana, intensificaremos as ações", diz a secretaria.

Para o presidente do CRO-SE, Augusto Tadeu Ribeiro Santana, a III Semana de Prevenção de Câncer de Boca é uma iniciativa exitosa. Ele destaca que para o ano de 2012,  o Instituto Nacional do Câncer  (INCA) prevê o surgimento de pelo menos 130 novos casos da enfermidade em Sergipe sendo 90 na capital e 40 no interior do estado. "A semana de prevenção visa justamente reduzir os riscos através da prevenção", afirma.
  

A coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal, Iucema Santana, divulga que as atividades alusivas à Semana de Prevenção de Câncer de Boca serão realizadas durante cinco dias nas unidades de saúde, com o reforço das ações de educação em saúde bucal.

"Teremos palestras e a busca ativa de casos por meio de avaliações da boca. Das ações itinerantes, um stand vai ser montado na Rodoviária Governador Rolemberg Leite (Rodoviária Nova) para distribuição de folders e orientações sobre como prevenir a enfermidade",  explica a  coordenadora do Programa Municipal de Saúde Bucal, Iucema Santana.


Com informações da  www.aracaju.se.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário