sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PMA inicia oferta de teste rápido para sífilis



Resultado fica pronto em cerca de 15 minutos (Fotos: Lízia Martins)


                                              Por Illton Duarte

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou na manhã desta sexta-feira, 19, o processo de descentralização de testes rápidos para HIV/Sífilis em Unidades de Saúde da Família (USFs). Os testes serão ofertados preferencialmente às mulheres gestantes e aos seus companheiros.

A primeira unidade básica a ofertar a testagem rápida foi a USF Celso Daniel, localizada na Travessa 5, s/n, Conjunto Padre Pedro do bairro Santa Maria.A ação contou com cerca de 20 profissionais  e atendeu mais de 100 grávidas. Ainda este mês, 14 unidades de saúde básicas estarão ofertando o exame.



Stella Maris,secretária municipal de Saúde ( Foto:Ascom/SMS)

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Stella Maris, a oferta está sendo descentralizada na semana alusiva ao Dia Nacional de Combate a Sífilis. E até então, os testes rápidos eram ofertados apenas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Especialidades Médicas (Cemar-Siqueira Campos).

O coordenador do Programa Municipal DST/Aids, Andrey Lemos, disse que a descentralização da testagem irá contribuir com redução do número de pessoas infectadas. "Desde o início do ano já foram diagnosticados 102 casos de sífilis em Aracaju. Com o início do teste rápido em 14 Unidades de Saúde da Família, o acesso à testagem ficará mais fácil e assim poderemos diminuir incidência do vírus na população", pontua.

Para diagnosticar a sífilis é necessária apenas uma gota de sangue que é retirada do dedo. O exame é prático e o resultado é obtido em questão de 10 a 15 minutos. Já o tratamento é feito à base de antibióticos, em três doses de 2,4 milhões de unidades de penicilina com intervalo de sete dias, com variações a depender da gravidade de cada caso

Descentralização

Na capital sergipana, a prefeitura selecionou 14 unidades-pilotos para ampliar a oferta do Teste Rápido: USF Celso Daniel, localizada no bairro Santa Maria; USF José Machado de Souza, USF Renato Mazzé Lucas e USF João Oliveira Sobral, do bairro Santos Dumont; USF Lauro Dantas e USF Onésimo Pinto, localizadas no Bugio; USF Santa Terezinha, no Robalo; USF José Quintiliano, localizada no bairro Cidade Nova; USF Francisco Fonseca, do bairro 18 do Forte; USF Geraldo Magela, localizada no bairro Orlando Dantas, na USF Joaldo Barbosa, do bairro América; USF Manoel de Souza, no Sol Nascente; USF Oswaldo de Souza, no bairro Getúlio Vargas e USF Carlos Hardman, no Soledade.



Com informações da www.aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário