Powered By Blogger

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Aracaju já distribuiu 1,6 milhão de preservativos em 2012

Neste ano de 2012, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já ultrapassou o número de preservativos distribuídos em 2011. De janeiro a outubro, já foram entregues à população 1.603.864 camisinhas, tendo sido distribuídas 1.575.677 em todo o ano passado. Só no mês de outubro, a SMS distribuiu 155.648 preservativos.

Entram na conta as camisinhas que foram entregues por todas as Unidades de Saúde da Família (USF), nos serviços de saúde, nas campanhas temáticas e nos eventos do calendário cultural da capital.

Foto: Ascom/SMS

Segundo o coordenador do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, a epidemia de Aids continua avançando. “Ao contrário do que muitas pessoas pensam. Embora esteja atualmente concentrada em jovens, adolescentes e homossexuais, a contaminação pelo vírus HIV tem crescido entre as mulheres”, explica Andrey Lemos.

“Têm sido muito difícil quebrar a cadeia de transmissão. O uso abusivo de álcool e outras drogas, a violência e o preconceito continuam deixando vulneráveis homens e mulheres de diferentes classes sociais e orientações sexuais. A Aids não tem cara. Por isso a importância de usar o preservativo, correta e constantemente”, afirma Andrey Lemos.

Foto: Sílvio Rocha

No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia mundial de Luta Contra a Aids e a SMS promoverá atividades alusivas a data. Entre elas, o fornecimento de testes rápidos do HIV nas USF, caminhada, panfletagem, seminários e ações de prevenção nas escolas.

Proteja-se

Os preservativos estão disponíveis em todas as unidades de saúde da capital, e na sede da SMS. Quem tiver interesse no preservativo feminino, pode também solicitá-lo em qualquer unidade de saúde. O gel lubrificante está igualmente disponível para a população específica (profissionais do sexo, travestis, homossexuais, pessoas com HIV/Aids, e mulheres com baixa lubrificação por diversos fatores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário